Presidente da Emdec visita a PUC-Campinas para discutir eficiência energética e mobilidade

Representantes da empresa municipal vieram conhecer a usina fotovoltaica da Universidade

O diretor-presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva, foi recebido dia 1º de setembro no Campus I da PUC-Campinas pelo Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior. Também participaram do encontro o diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, professor Fábio de Almeida Muzetti, e o gerente da Divisão de Inovação e Tecnologia para a Mobilidade Urbana da Emdec, Marcelo José Vieira Oliveira. Na reunião foram discutidas ações conjuntas nas áreas da eficiência energética e da mobilidade urbana.

A universidade desenvolveu um projeto de eficiência energética no campus I com a instalação de uma usina e utilização de painéis solares. Também foram feitas trocas de lâmpadas nos campi para a redução de consumo. A visita teve o objetivo de conhecer o projeto e viabilizar um convênio e parceria para a implantação de algo similar na sede da Emdec, na Minicidade de Trânsito, com a possibilidade de expansão para outros locais.

Na avaliação do Reitor, “encontros como esse estimulam o compartilhamento de experiências e a cooperação entre a Universidade e o setor público. Nesse sentido, eficiência energética e mobilidade urbana são temas que vão ao encontro do nosso planejamento estratégico pela ótica da sustentabilidade, uma tendência à qual instituição está conectada seja no ensino, na pesquisa e na extensão. A PUC-Campinas tem muito a contribuir para a superação dos desafios que afligem a sociedade e provocam os gestores públicos em busca de soluções nessas duas áreas.”

A opinião foi compartilhada pelo professor Fábio Muzetti. “O encontro foi bem proveitoso, pois é uma política da universidade trabalhar com entes públicos. Uma ação colaborativa, utilizando as expertises acadêmica e profissional, incluindo os alunos, em trabalhos que tenham relevância social. Uma troca de ajuda, com a oportunidade de aplicar a teoria em ações práticas”.

“Este é um tema muito importante, principalmente em momento de escassez hídrica e aumento dos valores da conta de energia elétrica. A troca de informações e a possibilidade da formação de parcerias são muito benéficas para a Emdec, principalmente que levem ao uso da energia solar na redução dos custos com o consumo de energia”, avalia o presidente da Emdec, Ayrton Camargo.

Também foi discutida a viabilização de ações conjuntas na área de mobilidade urbana, com enfoque para o uso da bicicleta nos campi da universidade e o transporte público. Há possibilidade de realização de seminários sobre o tema, com cooperação entre as partes. Outra iniciativa é o estímulo à política de estágio entre alunos da universidade e Emdec e a disponibilização de informações da empresa para estudos e pesquisas na área de mobilidade urbana.

Marcelo Andriotti
8 de setembro de 2021