Premiados os vencedores do 12º Jogo Concurso On-line de Matemática PUC-Campinas 2023

Evento é dirigido aos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas ou privadas e de cursos pré-vestibulares

Foram premiados, na noite de 6 de dezembro, os vencedores do Jogo Concurso On-line de Matemática PUC-Campinas, que teve a participação de equipes de escolas públicas e particulares de Campinas e outras cidades da região, como Jaguariúna e Mogi Mirim. O evento é uma realização da Escola Politécnica sob a coordenação da Integradora Acadêmica de Graduação da Faculdade de Matemática, Christiane Buffo Rodrigues, e do Diretor da Faculdade de Matemática, Geraldo Magela Severino Vasconcelos, com o apoio dos docentes da Escola Politécnica.

O jogo é baseado em desafios e problemas contextualizados de matemática, motivando o acompanhamento permanente do conteúdo programático do Ensino Médio. Trata-se de um evento dirigido aos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas ou privadas ou alunos de cursos pré-vestibulares de Campinas e região, que concorrem a medalhas de acordo com a sua classificação no jogo.

Para participar dos jogos, os jovens se organizam em equipes de até três integrantes, sob uma perspectiva colaborativa, que buscam despertar o gosto pela área de ciências exatas de um modo geral, atraindo tanto os alunos que já possuem afinidade com a Matemática quanto aqueles que têm receio da disciplina, fazendo-os perceber que conseguir resolver problemas matemáticos constitui uma conquista pessoal especialmente gratificante.

O jogo consiste em duas fases: a Fase 1 foi realizada de forma on-line, no dia 02 de junho de 2023, com a classificação de 120 equipes para a Fase 2, dividida em categorias A e B, conforme a pontuação final obtida na Fase 1. A Fase 2 foi realizada de forma presencial, no dia 20 de outubro de 2023.

O evento também contou com a premiação das equipes participantes da Fase 2, conforme o resultado obtido na Fase 2 do jogo. A cerimônia de entrega das medalhas ocorreu no dia 06 de dezembro, no Campus I da PUC-Campinas.

A premiação das equipes ocorreu nas categorias A e B do jogo, conforme a classificação de cada equipe:

As equipes classificadas no nível A foram:

CLASSIFICAÇÃO COLÉGIO / ESCOLA Nome da Equipe Premiação
COLÉGIO CRIARTE – ANGLO DAQUI PRA TRÁS SÓ PRA FRENTE MEDALHA DE OURO
COLÉGIO POLIEDRO 3PIR MEDALHA DE PRATA
ESCOLA DIVINA PROVIDÊNCIA EQUIPE DIMAS: O RETORNO MEDALHA DE PRATA
ESCOLA DIVINA PROVIDÊNCIA DUPLA DE 3 MEDALHA DE BRONZE
COLÉGIO CRIARTE – ANGLO DEVOLVE A MINHA PALMILHA JR. MEDALHA DE BRONZE
COLÉGIO ARAÇÁ OS AFILHADOS DE PITÁGORAS MEDALHA DE BRONZE

As equipes classificadas no nível B foram:

CLASSIFICAÇÃO COLÉGIO / ESCOLA Nome da Equipe Premiação
E.E. CULTO À CIÊNCIA SONECA MEDALHA DE OURO