Prefeitura de Itatiba assina contrato com a PUC-Campinas para capacitar professores

Mais de 1500 profissionais da educação do município serão beneficiados com os cursos de atualização

A Prefeitura de Itatiba assinou uma parceria com a PUC-Campinas para contratar cursos de atualização para capacitar professores, gestores, auxiliares administrativos e inspetores de alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos para a Rede Pública Municipal de Educação da cidade.

O contrato foi firmado na tarde desta sexta-feira, 5 de agosto, na Prefeitura da cidade, com a presença do Prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, do vice-prefeito e secretário de Ação Social, Trabalho e Renda, Mauro Delforno e da secretária de Educação, Sueli de Moraes Tuon. Estiveram presentes pela Universidade, o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, acompanhado do Prof. Dr. Rogério Bazi, Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, juntamente com o Prof. Dr. Victor Deantoni, Pró-Reitor de Administração e a Profa. Dra. Marina Piason B. Pontes, Coordenadora de Cursos de Extensão da Universidade.

“A escolha da Prefeitura de Itatiba de investir em Educação é uma grande visão estratégica para o futuro. É por meio dela que se forma cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Preparar o profissional de hoje reflete neste futuro. Estamos prontos para colaborar”, pontuou o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

“É uma satisfação chegarmos hoje a esta assinatura, uma vez que a PUC-Campinas é excelência em qualidade de ensino. Queremos e precisamos investir na educação, que é uma área estratégica para toda sociedade crescer. A educação é um investimento que vemos acontecer diariamente. E a peça fundamental, que faz parte dessa base, é a capacitação do professor, mas não só dele, como a de todas as pessoas envolvidas nas equipes de ensino”, disse o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.

Como funcionará a capacitação

Ao todo, serão 26 turmas, envolvendo mais de 1500 profissionais da educação do município. Cada curso terá um total de 60 horas, divididas em 10 meses, ou seja, 6 horas mensais para cada turma. O curso será realizado de modo híbrido: 50% dos encontros oferecidos presencialmente, e 50% de forma remota, por meio de plataforma digital.

A metodologia será dinâmica, de modo a privilegiar a interlocução entre a teoria e as práticas pedagógicas dos educadores. Os encontros serão organizados de modo a provocar e incentivar a participação de todos, para favorecer o debate e a reflexão sobre o assunto em pauta. Haverá também leitura de textos e os participantes serão convidados a realizar observação, registro e pesquisa do trabalho desenvolvido nas escolas.

Os cursos serão supervisionados pela Coordenadoria de Cursos de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da PUC-Campinas e pela Faculdade de Educação, coordenados pedagogicamente pela Profa. Dra. Maria das Graças dos Santos Abreu, da Faculdade de Matemática, e contarão com a participação de professores de diversas áreas da Universidade, além de convidados.

Carlos Giacomeli
5 de agosto de 2022