Prazo para submissão de planos de trabalho para Iniciação Científica se encerra no dia 14 de março

Iniciação Científica possibilita o engajamento do estudante de Graduação com as atividades de pesquisa da Universidade

Os estudantes de Graduação interessados em ingressar nas atividades de Iniciação Científica (IC) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico devem submeter seus planos de trabalho, via docentes pesquisadores da Universidade, até o dia 14 de março. Os alunos selecionados, que terão os nomes divulgados após avaliação interna, receberão bolsa para o desenvolvimento das atividades. Os prazos e os requisitos para inscrição estão disponíveis no Edital 2022.

A Iniciação Científica e a Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico são a porta de entrada para a pesquisa científica no âmbito acadêmico. Na PUC-Campinas, essas atividades são instrumentos de formação que consolidam a missão da Universidade, qualificam a graduação e proporcionam engajamento aos estudantes na área de pesquisa.

Além de despertar a vocação científica dos estudantes, a participação nas atividades de pesquisa contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências, como, por exemplo, trabalho em equipe, criatividade, proatividade, resiliência, elaboração de hipóteses e busca de solução de problemas variados. Possibilita, ainda, a interação com toda a cadeia da pesquisa no ambiente universitário, com outros alunos, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e pesquisadores.

O processo de submissão de planos de trabalho IC/IT, objetivando a obtenção de bolsas, inicia-se com o preenchimento, pelo docente pesquisador, da Solicitação de Inscrição de Planos de Trabalho de IC/IT, no site do professor. Os alunos selecionados, que deverão estar regularmente matriculados em Curso de Graduação da PUC-Campinas, precisam dispor de 20 horas semanais para as atividades de pesquisa, cuja duração é de um ano. A previsão é que as atividades tenham início no 2º semestre de 2022. O valor da bolsa é de R$ 400,00.

Os alunos não contemplados com bolsa ficarão em lista de espera e, em caso de desistência ou desligamento de bolsistas, poderão ser convocados durante a vigência da quota.

Vantagens da Iniciação Científica

Segundo a Profa. Dra. Renata Kelly Mendes Valente, Coordenadora Geral de Pós-Graduação da PUC-Campinas, os trabalhos desenvolvidos pela Iniciação Científica podem resultar em artigos científicos, trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais, participação de redes de pesquisa, entre outros frutos.

“Além disso, a realização da IC é uma atividade que pode ser considerada em processos seletivos para os Cursos de Pós-Graduação, além de ser um diferencial para admissão no mundo do trabalho”, complementa a docente.

Vinícius Purgato
4 de março de 2022