Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Prazo para submissão de planos de trabalho para Iniciação Científica se encerra no dia 14 de março

Iniciação Científica possibilita o engajamento do estudante de Graduação com as atividades de pesquisa da Universidade

Os estudantes de Graduação interessados em ingressar nas atividades de Iniciação Científica (IC) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico devem submeter seus planos de trabalho, via docentes pesquisadores da Universidade, até o dia 14 de março. Os alunos selecionados, que terão os nomes divulgados após avaliação interna, receberão bolsa para o desenvolvimento das atividades. Os prazos e os requisitos para inscrição estão disponíveis no Edital 2022.

A Iniciação Científica e a Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico são a porta de entrada para a pesquisa científica no âmbito acadêmico. Na PUC-Campinas, essas atividades são instrumentos de formação que consolidam a missão da Universidade, qualificam a graduação e proporcionam engajamento aos estudantes na área de pesquisa.

Além de despertar a vocação científica dos estudantes, a participação nas atividades de pesquisa contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências, como, por exemplo, trabalho em equipe, criatividade, proatividade, resiliência, elaboração de hipóteses e busca de solução de problemas variados. Possibilita, ainda, a interação com toda a cadeia da pesquisa no ambiente universitário, com outros alunos, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e pesquisadores.

O processo de submissão de planos de trabalho IC/IT, objetivando a obtenção de bolsas, inicia-se com o preenchimento, pelo docente pesquisador, da Solicitação de Inscrição de Planos de Trabalho de IC/IT, no site do professor. Os alunos selecionados, que deverão estar regularmente matriculados em Curso de Graduação da PUC-Campinas, precisam dispor de 20 horas semanais para as atividades de pesquisa, cuja duração é de um ano. A previsão é que as atividades tenham início no 2º semestre de 2022. O valor da bolsa é de R$ 400,00.

Os alunos não contemplados com bolsa ficarão em lista de espera e, em caso de desistência ou desligamento de bolsistas, poderão ser convocados durante a vigência da quota.

Vantagens da Iniciação Científica

Segundo a Profa. Dra. Renata Kelly Mendes Valente, Coordenadora Geral de Pós-Graduação da PUC-Campinas, os trabalhos desenvolvidos pela Iniciação Científica podem resultar em artigos científicos, trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais, participação de redes de pesquisa, entre outros frutos.

“Além disso, a realização da IC é uma atividade que pode ser considerada em processos seletivos para os Cursos de Pós-Graduação, além de ser um diferencial para admissão no mundo do trabalho”, complementa a docente.

 



Vinícius Purgato
4 de março de 2022