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  • Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião

Mestrado

Programa de Pós-Graduação

Ciências da Religião

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Edital de Bolsas – 1º semestre de 2025

Edital
Resultado

Informações do Curso


  • Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião
    Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião - Mestrado
  • Coordenador
    DOUGLAS FERREIRA BARROS
  • Área de Concentração
    Religião: relações sociais e geração de sentido
  • Local Campus I
  • Avaliação CAPES Visitar Página Oficial
  • SECRETARIA DO CENTRO

Informações

Telefone (19) 3343-7408

 

Email

hjs.ppgcr@puc-campinas.edu.br

  • Sobre o Curso
  • Processo Seletivo
  • Corpo Docente
  • Modalidades de Bolsas de Estudo
  • Política de Oferecimento
  • Estrutura Curricular
  • Disciplinas
  • Grupos de Pesquisa
  • Linhas de Pesquisa
  • Teses e Dissertações
  • Periódico do Programa

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião tem como objetivo principal qualificar seus estudantes para a pesquisa e a docência na área das Ciências da Religião.

 

O Programa, em nível de mestrado, possui os seguintes objetivos específicos:

 

a) conferir ao aluno o grau de mestre em Ciências da Religião;

b) formar docentes e pesquisadores para atuar nas instituições de ensino superior, nas instituições religiosas e organizações governamentais e não governamentais;

c) contribuir para o desenvolvimento contínuo da pesquisa em Ciências da Religião, notadamente, na área do fenômeno religioso;

d) estimular a capacidade investigativa e aperfeiçoar a formação profissional, mediante o desenvolvimento de métodos de pesquisa em torno do fenômeno religioso;

e) estimular a reflexão sistemática e a produção de pesquisas em torno da religião e da religiosidade em perspectiva interdisciplinar e não confessional;

f) propiciar, sobre bases sólidas, a expansão da Pós-Graduação em Ciências da Religião, tendo em vista, futuramente, a constituição de um Curso de Doutorado em Ciências da Religião na PUC-Campinas;

g) consolidar a PUC-Campinas como referência na pesquisa em Ciências da Religião tanto em nível regional quanto nacional.

Histórico

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião tem sua origem na índole de Pontifícia Universidade Católica de Campinas de formar seus alunos de modo integral, articulando ciência e profissão, com valores ético-cristãos. A Universidade oferece aos alunos disciplinas de teologia, de filosofia e de ciências humanas, ultrapassando a especificidade da área profissional escolhida. Acompanha esta iniciativa o fortalecimento pedagógico e epistemológico dos cursos de Teologia, Filosofia, Ciências Sociais e História, em que a religião é um dos elementos centrais dos respectivos currículos. Tem também sua origem no desenvolvimento da pesquisa realizada no âmbito dos grupos de pesquisa institucionais, certificados junto ao Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq (Religião, linguagem e Cultura, Religião: Epistemologia e Fenomenologia, História das Religiões e das Religiosidades e Religião, ética e política) que consideram a religião como objeto de investigação filosófica, teológica, histórica e sociológica. Essa produção científica alicerçou-se tanto na fundamentação teórica quanto na realidade religiosa brasileira, marcadamente plural em termos de confissão religiosa. Diante disso, o Programa foi organizado em torno de uma área de concentração intitulada “Fenômeno Religioso”, com duas linhas de pesquisa: “Fenômeno Religioso: dimensões epistemológicas”; “Fenômeno Religioso: Instituição e Práticas Discursivas”. A primeira linha, pretende realçar o conceito de religião no pensamento contemporâneo e todo um conjunto de elementos que emergem a partir da busca de conceituação, efetuada no contexto da Modernidade e da Pós-modernidade, enquanto a segunda preocupa-se em analisar elementos contidos na primeira, presentes nos símbolos, nos rituais e nos textos das Instituições Religiosas eclesiásticas e laicais, inferindo-se, então, o modo dessas Instituições relacionarem-se com a sociedade e com a cultura e suas práticas discursivas.

Público-Alvo

- Portadores de diplomas de nível superior em Teologia, Ciências Sociais, História, Filosofia, Educação, Psicologia e áreas afins

Processo Seletivo

Período de Inscrições: de 16 de abril a 29 de maio de 2025

edital - clique aqui

formato do anteprojeto - clique aqui

acesso ao histórico de inscrições

 

 

Todo o processo de seleção (exceto as entrevistas) será realizado no endereço abaixo:
PUC-CAMPINAS (CAMPUS I)
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião
Rua Professor Doutor Euryclides de Jesus Zerbini, 1516 - Pq. Rural Fazenda Santa Cândida - Campinas/SP
CEP: 13087-571
Ver mapa no site: //www.puc-campinas.edu.br/campus-i/

 

 

Forma de apresentação do Anteprojeto de Pesquisa:

O Anteprojeto de Pesquisa deverá, obrigatoriamente, vincular-se a uma das linhas de pesquisa, (i) Religião: Hermenêutica e Epistemologia ou (ii) Religião: Instituições e Discursos, tendo por base as ementas de cada linha. Os itens para a elaboração do Anteprojeto de Pesquisa são: título, linha de pesquisa, introdução teórica e problematização, objetivos específicos, método, resultados esperados, cronograma e referências bibliográficas. A introdução teórica e o problema devem referir-se a um tema que tenha articulação com uma das linhas de pesquisa e devem contemplar uma revisão da literatura, a partir de periódicos indexados (disponível em QUALIS/CAPES) e livros qualificados.

 

Aspectos formais para a apresentação do Anteprojeto de Pesquisa:

O Anteprojeto deve ter, no máximo, 15 páginas, formato A4, com letra Arial 12 e com espaçamento entre as linhas de 1,5. O número de cada página deverá estar no alto à direita. As margens superior e esquerda = 3 cm, margens direita e inferior = 2 cm. A forma de citações (curtas ou longas) e as referências devem ser feitas conforme as normas da ABNT.

 

Sugestão de guia de orientação para a formulação do Anteprojeto:

CRUZ, E.; DE MORI, G. (orgs.). Teologia e Ciências da Religião: a caminho da maioridade acadêmica no Brasil. São Paulo: Paulinas, 2011.

Documentos Necessários

Conforme estabelecido no Edital.

Dr.ª Ana Rosa Cloclet da Silva

Acesso Lattes
ana.silva@puc-campinas.edu.br
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Dr. Breno Martins Campos

Acesso Lattes
breno.campos@puc-campinas.edu.br
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Dr.ª Ceci Maria Costa Baptista Mariani

Acesso Lattes
cecibm@puc-campinas.edu.br
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Dr.ª Cleusa Caldeira

Acesso Lattes
cleusa.caldeira@puc-campinas.edu.br
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Dr. David Mesquiati de Oliveira

Acesso Lattes
david.mesquiati@puc-campinas.edu.br
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Dr. Douglas Ferreira Barros

Acesso Lattes
dfbarros@puc-campinas.edu.br
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Dr. Glauco Barsalini

Acesso Lattes
glaucob@puc-campinas.edu.br
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Dr. Jefferson Zeferino

Acesso Lattes
jefferson.zeferino@puc-campinas.edu.br
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Dr. Marcio Cappelli Aló Lopes

Acesso Lattes
marcio.lopes@puc-campinas.edu.br
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Dr. Paulo Augusto de Souza Nogueira

Acesso Lattes
paulo.nogueira@puc-campinas.edu.br
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Dr. Paulo Sergio Lopes Goncalves

Acesso Lattes
paselogo@puc-campinas.edu.br
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Dr. Renato Kirchner

Acesso Lattes
renatokirchner@puc-campinas.edu.br
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- CAPES/MEC (*): Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior.

 

- CNPq/MCTI (*): Mestrado (GM).

* As bolsas da CAPES/MEC e CNPq/MCTI dependem de disponibilização e/ou manutenção das cotas institucionais pelas Agências de Fomento do Governo Federal.

 

- FAPESP: mediante solicitação em conjunto com o docente orientador, e aprovação da agência externa de fomento; além do recebimento da bolsa oriunda da FAPESP, o aluno tem isenção das parcelas da mensalidade do curso durante a vigência da bolsa.

 

- PUC-Campinas/Reitoria: isenção de 50% no valor da mensalidade escolar respeitando o número de cotas disponível por ano no Programa de Pós-Graduação.

 

- Núcleo de Atenção Solidária (NAS)/PUC-Campinas: em atendimento às normas do Edital publicado anualmente, bolsa não-restituível nos termos da Lei no 12.101/09 e da Portaria Normativa no 15, de 11 de agosto de 2017, do Ministério da Educação (MEC).

 

Mais informações podem ser obtidas junto à Coordenação do Programa de Pós-Graduação.

.

Para a conclusão (*) do Mestrado em Ciências da Religião, visando o título de Mestre, são necessários um total de 32 créditos, assim distribuídos:

 

1) 02 disciplinas obrigatórias de 03 créditos, perfazendo um total de 06 créditos;
2) 04 disciplinas eletivas de 03 créditos, perfazendo um total de 12 créditos;
3) 03 módulos de Seminários Avançados de Pesquisa, todos obrigatórios, perfazendo um total de 06 créditos;
4) Aprovação em Exame de Qualificação: até o final do terceiro semestre de curso de Mestrado, o aluno deverá submeter seu projeto de dissertação a um Exame de Qualificação.
5) Dissertação: 08 créditos;
6) Algumas disciplinas poderão ser oferecidas em língua estrangeira (preferencialmente em inglês).

 

(*) Para a obtenção do título de Mestre, além do cumprimento dos créditos elencados acima, o aluno deve cumprir integralmente as disposições constantes do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

 

As disciplinas obrigatórias são especificadas a seguir:

- Introdução às Ciências da Religião

- Métodos de Pesquisa em Ciências da Religião

 

A duração mínima do Mestrado em Ciências da Religião é de 12 e a máxima de 24 meses.

Desse modo, a progressão do curso distribui-se da seguinte forma:


1º semestre 2º semestre 3º semestre 4º semestre
Obrigatória (1) Eletiva (1) Eletiva (3) Orientação
Obrigatória (2) Eletiva (2) Eletiva (4) -
SAP (1) SAP (2) SAP (3) -
Orientação Orientação Orientação -

 

Disciplinas

  • ANÁLISE DO DISCURSO RELIGIOSO (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: A partir de uma abordagem problematizadora dos vínculos entre a linguagem e sua materialidade, analisa o discurso religioso na sua constituição interna, contextual e em nível da semântica histórica. Para tanto, mobiliza o aporte teórico-metodológico da hermenêutica, da genealogia, da linguística e da História conceitual.

  • CARÁTER INSTITUCIONAL, DOUTRINAL E PRÁTICO DA RELIGIÃO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda o modo como as Ciências da Religião analisam o fenômeno religioso, relacionando-o às instituições religiosas, à doutrina cristã e à vivência de grupos sociais e étnicos diversos.

  • CARÁTER INSTITUCIONAL, DOUTRINAL E PRÁTICO DA RELIGIÃO (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda o modo como as Ciências da Religião analisam o fenômeno religioso, relacionando-o às instituições religiosas, à doutrina cristã e à vivência de grupos sociais e étnicos diversos.

  • CATOLICISMO E PROTESTANTISMO EM PERSPECTIVA HISTÓRICA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Aborda a constituição histórica e doutrinária do catolicismo e do protestantismo, tomados na sua pluralidade e na relação dinâmica com outras áreas da vida coletiva e individual. A partir das problematizações teórico-metodológicas sob as quais vêm sendo estudados como principais ramos do cristianismo, discute suas configurações contextuais em diferentes níveis e dimensões: institucionais, discursivos, litúrgicos, teológicos, das religiosidades e narratividades populares.

  • DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 360

    Ementa:

  • ESTADO, RELIGIÃO E SOCIEDADE NO BRASIL (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Reconstitui e analisa as relações políticas, institucionais e culturais entre o Estado e as instituições religiosas e os diferentes setores da sociedade brasileira no contexto do Brasil contemporâneo, com ênfase no papel da dimensão religiosa na definição das especificidades da formação social brasileira.

  • ESTADO, RELIGIÃO E SOCIEDADE NO BRASIL (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Reconstitui e analisa as relações políticas, institucionais e culturais entre o Estado e as instituições religiosas e os diferentes setores da sociedade brasileira no contexto do Brasil contemporâneo, com ênfase no papel da dimensão religiosa na definição das especificidades da formação social brasileira.

  • ESTÁGIO DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 30

    Ementa:

  • ESTUDOS EM RELIGIÃO E POLÍTICA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Apresenta o ambiente de discussão e investigação plural de trabalhos teóricos e/ou empíricos que se concentram na relação entre religião e política, observando como as expressões religiosas se realizam no espaço público ao mesmo tempo em que analisa a relação da religião com os problemas sociais e políticos que nele se encontram.

  • FENOMENOLOGIA DA RELIGIÃO (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda o método fenomenológico, os pressupostos históricos, teóricos e metodológicos da fenomenologia da religião. Propõe-se a descrever, analisar e compreender o fenômeno religioso a partir das suas linguagens ou meios de manifestação.

  • FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DO FENÔMENO RELIGIOSO (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa a constituição do fenômeno religioso desde a exposição conceptual da ligação entre o ser humano e o sagrado nas mais variadas religiões, mediante a apropriação de teóricos e críticos desse fenômeno no âmbito das reflexões filosófica, teológica, política, antropológica e histórica.

  • FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda o fundamentalismo como movimento violento e intolerante nas religiões monoteístas (judaísmo, cristianismo e islamismo) e discute sua presença em outras religiões e na política.

  • HISTÓRIA DAS RELIGIÕES (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Aborda as coordenadas teórico-metodológicas da disciplina de História das Religiões, apresentando seu enquadramento contextual, em articulação com outras disciplinas que compõem o campo de estudos de religião. Situa a História das Religiões na sua dimensão institucional e sua interação com a cultura, os movimentos sociais, as vivências e práticas religiosas.

  • HISTÓRIA DAS RELIGIÕES (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Aborda as coordenadas teórico-metodológicas da disciplina de História das Religiões, apresentando seu enquadramento contextual, em articulação com outras disciplinas que compõem o campo de estudos de religião. Situa a História das Religiões na sua dimensão institucional e sua interação com a cultura, os movimentos sociais, as vivências e práticas religiosas.

  • INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS DA RELIGIÃO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Conceitua histórica e epistemologicamente as Ciências da Religião. Apresenta as matrizes teóricas e as linhas de interpretação do fenômeno religioso. Oferece subsídios teóricos para elaboração de definições críticas e acadêmicas de religião, como fenômeno complexo e dinâmico na história e na cultura.

  • LÍNGUA ESPANHOLA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • LÍNGUA INGLESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • LÍNGUA PORTUGUESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • LINGUAGENS DA RELIGIÃO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as linguagens da religião em sua pluralidade. Analisa as formas como a religião se porta como linguagem de segundo grau, ou seja, como uma linguagem da cultura. Aborda o potencial da religião para gerar, transmitir e subverter sentido, por meio de instrumentos e conceitos teóricos da semiótica, da análise do discurso, da filosofia da linguagem, da hermenêutica, da teoria literária, entre outros.

  • LINGUAGENS DA RELIGIÃO (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as linguagens da religião em sua pluralidade. Analisa as formas como a religião se porta como linguagem de segundo grau, ou seja, como uma linguagem da cultura. Aborda o potencial da religião para gerar, transmitir e subverter sentido, por meio de instrumentos e conceitos teóricos da semiótica, da análise do discurso, da filosofia da linguagem, da hermenêutica, da teoria literária, entre outros.

  • MÉTODOS DE PESQUISA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda o processo de formulação de projetos, levantamento, classificação e análise documental e bibliográfica, bem como as exigências presentes nas etapas de apresentação dos resultados e organização da redação, exigidas no trabalho de construção do conhecimento em Ciências da Religião.

  • MITO E RELIGIÃO (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa a estrutura e o papel da narrativa mítica nas religiões e suas funções de prover identidade, narrativa de origem, orientação cósmica e existencial. Considera o mito e sua relação, por um lado, com a linguagem onírica e, por outro lado, em tensão com o logos. Estuda o mito nas tradições religiosas e também na sociedade secular, em especial nas suas formas artísticas deslocadas e na sua domesticação por meio do discurso político. Reflete as relações do mito com o rito.

  • ORIENTAÇÃO DISSERTAÇÃO MESTRADO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa:

  • RELIGIÃO E ARTE (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as relações entre religião e arte. Discute tanto o lugar da arte na religião como o da religião na arte. Aborda as singularidades das expressões artísticas e religiosas e suas possíveis interações – de antagonismo, recepção e reelaboração. Examina as semelhanças entre a experiência estética e a experiência religiosa.

  • RELIGIÃO E ARTE (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as relações entre religião e arte. Discute tanto o lugar da arte na religião como o da religião na arte. Aborda as singularidades das expressões artísticas e religiosas e suas possíveis interações – de antagonismo, recepção e reelaboração. Examina as semelhanças entre a experiência estética e a experiência religiosa.

  • RELIGIÃO E CIÊNCIA (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa a relação entre religião e ciência como um problema teórico. Estuda o debate contemporâneo entre religião e ciência. Aponta perspectivas de diálogo da religião com a ciência.

  • RELIGIÃO E CIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa a relação entre religião e ciência como um problema teórico. Estuda o debate contemporâneo entre religião e ciência. Aponta perspectivas de diálogo da religião com a ciência.

  • RELIGIÃO E ÉTICA (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Apresenta os conceitos de religião e de ética. Analisa a relação entre religião e ética como problema e realiza uma reflexão metódica e da possibilidade da dialética entre ambas. Reflete o modo como a religião suscita a ética para o convívio humano e como a ética adverte acerca dos limites da religião na convivência plural e com a alteridade e para a concepção de ecologia. Debate a operacionalidade da relação da religião e da ética no âmbito da ciência, da política e da cultura.

  • RELIGIÃO E ÉTICA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Apresenta os conceitos de religião e de ética. Analisa a relação entre religião e ética como problema e realiza uma reflexão metódica e da possibilidade da dialética entre ambas. Reflete o modo como a religião suscita a ética para o convívio humano e como a ética adverte acerca dos limites da religião na convivência plural e com a alteridade e para a concepção de ecologia. Debate a operacionalidade da relação da religião e da ética no âmbito da ciência, da política e da cultura.

  • RELIGIÃO E LITERATURA (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a tensão dialógica constitutiva da relação entre religião e literatura. Analisa o caráter literário dos textos religiosos, assim como a recepção de elementos da religião por diversos/as autores/as da literatura de língua portuguesa e/ou mundial, procurando identificar suas especificidades.

  • RELIGIÃO E LITERATURA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a tensão dialógica constitutiva da relação entre religião e literatura. Analisa o caráter literário dos textos religiosos, assim como a recepção de elementos da religião por diversos/as autores/as da literatura de língua portuguesa e/ou mundial, procurando identificar suas especificidades.

  • RELIGIÃO, LAICIDADE E SECULARIZAÇÃO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Aborda o enquadramento teórico-conceitual sob o qual foram tradicionalmente estudadas as relações entre religião, secularização e laicidade. Com base em formulações críticas aos parâmetros eurocêntricos de interpretação da história moderna, avança na compreensão das manifestações contingenciais destes fenômenos, focalizando a singularidade do caso brasileiro.

  • RELIGIÃO, LAICIDADE E SECULARIZAÇÃO (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Aborda o enquadramento teórico-conceitual sob o qual foram tradicionalmente estudadas as relações entre religião, secularização e laicidade. Com base em formulações críticas aos parâmetros eurocêntricos de interpretação da história moderna, avança na compreensão das manifestações contingenciais destes fenômenos, focalizando a singularidade do caso brasileiro.

  • RELÍGIÃO, MÍSTICA E ESPIRITUALIDADE (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Reflete sobre o conceito de mística e suas várias formas de expressão em múltiplas linguagens. Discute as dificuldades que envolvem sua compreensão. Estuda os testemunhos místicos no interior das várias tradições religiosas e em contextos secularizados.

  • RELIGIÃO, MÍSTICA E ESPIRITUALIDADE (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Reflete sobre o conceito de mística e suas várias formas de expressão em múltiplas linguagens. Discute as dificuldades que envolvem sua compreensão. Estuda os testemunhos místicos no interior das várias tradições religiosas e em contextos secularizados.

  • RELIGIÕES NA CONTEMPORANEIDADE (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa as manifestações contemporâneas das religiões em seus enquadramentos contextuais e históricos, conferindo ênfase ao caso brasileiro. Aborda a dimensão institucional, ritualística e discursiva das religiões, nas suas interfaces com as configurações culturais, políticas e sociais que caracterizam a época pós-moderna.

  • RELIGIÕES NA CONTEMPORANEIDADE (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa as manifestações contemporâneas das religiões em seus enquadramentos contextuais e históricos, conferindo ênfase ao caso brasileiro. Aborda a dimensão institucional, ritualística e discursiva das religiões, nas suas interfaces com as configurações culturais, políticas e sociais que caracterizam a época pós-moderna.

  • SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE PESQUISA A - CIÊNCIAS DA RELIGIÃO (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa: Analisa e acompanha o desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos alunos, relacionados diretamente às Linhas e Grupos de Pesquisa dos orientadores.

  • SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE PESQUISA B - CIÊNCIAS DA RELIGIÃO (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa: Analisa e acompanha o desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos alunos, relacionados diretamente às Linhas e Grupos de Pesquisa dos orientadores.

  • SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE PESQUISA C - CIÊNCIAS DA RELIGIÃO (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa: Analisa e acompanha o desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos alunos, relacionados diretamente às Linhas e Grupos de Pesquisa dos orientadores.

  • SIMBOLISMO RELIGIOSO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a origem, a estrutura e as funções do símbolo religioso. Analisa como símbolos religiosos se conectam e formam estruturas imaginárias na cultura. Reflete sobre a potência e a polissemia do símbolo, da mesma forma que considera os riscos de sua domesticação pelo capital e pelo poder político.

  • SIMBOLISMO RELIGIOSO (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a origem, a estrutura e as funções do símbolo religioso. Analisa como símbolos religiosos se conectam e formam estruturas imaginárias na cultura. Reflete sobre a potência e a polissemia do símbolo, da mesma forma que considera os riscos de sua domesticação pelo capital e pelo poder político.

  • TEMAS DE IMAGINÁRIOS RELIGIOSOS (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa a constituição e estrutura de diferentes campos imaginários religiosos na história, tanto na perspectiva da história do imaginário, originada na Escola dos Annales, quanto do estudo de estruturas do imaginário, que analisa topologias simbólicas, entre outras. Estuda o desenvolvimento desses imaginários na longa duração e sua expressão nas diversas formas míticas, folclóricas, literárias, imagéticas etc.

  • TEMAS ESPECIAIS EM HERMENÊUTICA DA RELIGIÃO (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda questões concernentes às dinâmicas de geração de sentido nas experiências religiosas, respeitadas as diferenças de um contexto para o outro. Procura oferecer, a partir de pensadores diversos, uma visada cuidadosa dos elementos implicados na discussão atinente à hermenêutica da religião, tais como o caráter plurissemântico da linguagem religiosa, a subjetividade que acompanha a sua interpretação e certa margem de objetividade desejada na busca de sua compreensão.

  • TEMAS ESPECIAIS EM TEOLOGIA DAS RELIGIÕES (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda, a partir de abordagens teológicas, sobretudo de extração cristã, as ideias e práticas de diferentes religiões, identificando suas especificidades, diferenças e correspondências. Fornece uma visão do desenvolvimento histórico da “teologia das religiões”, dando relevo, criticamente, a certas perspectivas teóricas, especialmente no que diz respeito ao seu impacto na ampliação do diálogo inter-religioso, mas também com os modos de vida dos povos originários e mundividências laicas e ateias.

  • TEOLOGIA POLÍTICA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a relação entre teologia e política, aprofundando a causa e o modo de elementos da teologia fundarem explicações sobre conceitos e princípios da política.

  • TEOLOGIA PÚBLICA (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa as raízes históricas dos estudos em teologia pública, as relações entre teologia e as questões do espaço público e reflete acerca da igreja, da academia e da sociedade como interlocutoras do pensamento teológico.

  • TEOLOLOGIA PÚBLICA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a relação entre teologia e política, aprofundando a causa e o modo de elementos da teologia fundarem explicações sobre conceitos e princípios da política.

  • TEXTOS SAGRADOS (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda os textos sagrados das religiões e seu papel nas construções imaginativas, normativas, rituais e práticas das comunidades e sociedades. Analisa os processos históricos da passagem dos textos orais para a fixação escrita, a concomitância entre oralidade e escrita e os complexos processos de transmissão dos textos. Também considera os procedimentos interpretativos das religiões.

  • TEXTOS SAGRADOS (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda os textos sagrados das religiões e seu papel nas construções imaginativas, normativas, rituais e práticas das comunidades e sociedades. Analisa os processos históricos da passagem dos textos orais para a fixação escrita, a concomitância entre oralidade e escrita e os complexos processos de transmissão dos textos. Também considera os procedimentos interpretativos das religiões.

  • TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda temas específicos relativos à religião e às Ciências da Religião.

  • TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda temas específicos relativos à religião e às Ciências da Religião.

História das Religiões e Religiosidades

O grupo alinhou-se, inicialmente, em torno da problematização sobre: a formação do Estado brasileiro em seus vínculos com o religioso e seus aspectos institucionais e discursivos, do século XIX ao XXI; o lugar da História das Religiões na constituição da Área de Ciências da Religião e Teologia. Os refinamentos teórico-metodológicos das pesquisas desdobraram-se em três eixos temáticos: História e Linguagem; Religião, Política e Espaço Público no Brasil; Perspectivas Decoloniais/Pós-Coloniais nos Estudos de Religião. Os membros do grupo têm participado dos principais congressos da área (SOTER, ANPTECRE, ABHR, ANPUH), expandido as redes de pesquisa internacionais (Rede Iberconceptos, Global Network for Public Theology). A produção se revela na expressiva publicação de artigos em revistas classificadas em estrato superior, no número de orientações concluídas e na organização de eventos de impacto nacional e internacional.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • ANA ROSA CLOCLET DA SILVA
  • DAVID MESQUIATI DE OLIVEIRA
  • JEFFERSON ZEFERINO

Religião, Ética e Política

O Grupo investiga a relação entre religião, ética e política, buscando explicar os fundamentos das ações de grupos, instituições e indivíduos para introduzir uma forma religiosa no espaço público e nas instituições políticas. Pesquisa as conexões e imbricações entre a política, a religião e a ética e as avaliações do agir e das escolhas humanas derivadas daí e de suas repercussões individuais e coletivas. A investigação baseia-se metodologicamente nas escolas filosóficas, bem como nos trabalhos das ciências sociais e da história que aprofundam o imbricamento entre religião e política, os gestos e ações para a introdução das formas religiosas na política. Aprofunda-se a retomada contemporânea da investigação sobre a teologia política, bem como da influência da religião sobre contextos públicos e as instituições do Estado. Ação 2022: Colóquio Além das filosofias continentais e dos cristianismos coloniais, 09-13/06/2022, com pesquisadores de Brasil e América Latina, EUA, África e Europa.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • CLEUSA CALDEIRA
  • DOUGLAS FERREIRA BARROS
  • GLAUCO BARSALINI

Religião, Linguagem e Cultura

A linguagem estrutura e dá expressão à experiência religiosa. Ela o faz criativamente, articulando experiências com o sagrado. No entanto, o discurso religioso, precisamente por ter o potencial de estruturação da experiência, é alvo de ideologias e projetos de dominação, que controlam sua polissemia. Estudamos a relação entre religião, linguagem e cultura analisando, por um lado, sua polissemia e possibilidade de recriação de sentidos ilimitados, em diálogo e tensão com o sagrado; e, por outro lado, procurando compreender as formas de domesticação e submissão da linguagem religiosa a projetos de poder e de consumo. As repercussões de nosso grupo se configuram em três eixos interdisciplinares: a) a poética e a mística, na perspectiva da teopoética e estudos de gênero; b) os discursos fundamentalistas, analisados pela sociologia e política; e c) a polissemia dos textos religiosos na história, por meio da semiótica da cultura e dos estudos discursivos e culturais.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • BRENO MARTINS CAMPOS
  • CECI MARIA COSTA BAPTISTA MARIANI
  • PAULO AUGUSTO DE SOUZA NOGUEIRA

Religião: Epistemologia e Fenomenologia

Este grupo desenvolve pesquisas no âmbito da epistemologia e da fenomenologia da religião, e da relação entre ética e religião. Tem produzido trabalhos sobre a os diversos conceitos de religião e sobre a análise fenomenológica da religião seja em relação ao sacro arcaico, seja em relação ao sacro divino, apropriando-se de autores contemporâneos, tais como M. Heidegger, G. Vattimo, J.B. Metz, M. Buber, A. Ales Bello, I.Borges Duarte. Além disso, a relação entre ética e religião, e a configuração dos teísmos contemporâneos têm sido temas investigados pelo grupo de pesquisa., O grupo tem se relacionado com outros grupos de pesquisa: a) O grupo de Psicologia Fenomenológica relação ao PPG de Psicologia da PUCC; b) O grupo de "Religiosidade e Processos de Subjetivação" do PPGT da PUC-PR; c) Integração com o projeto internacional "Hermenêuticas do Feminino"; d) Integração com a ALALITE. A repercussão social das pesquisas tem acontecido mediante ciclo de palestra, aberto ao público em geral.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • MARCIO CAPPELLI ALÓ LOPES
  • PAULO SERGIO LOPES GONCALVES
  • RENATO KIRCHNER

Religião: hermenêutica e epistemologia

Compreende-se em torno do conceito de religião e sua constante revisão, em sua abordagem teórica interdisciplinar, a saber: fenomenológica, sociológica, histórica, antropológica, teológica, das ciências da linguagem, da teoria literária e dos estudos de cultura visual. Analisa hermeneuticamente a religião em suas diversas formas, manifestadas em textos, ritos e símbolos religiosos, nas narrativas mitológicas, nas artes, nas biografias e nas suas diferentes apropriações discursivas. Sistematiza epistemologicamente essas experiências, traz à tona a religião na pluralidade de concepções e manifestações e explicita a presença e geração de sentido em suas expressões.

Religião: instituições e discursos

Investiga as reconfigurações históricas de ideias e doutrinas religiosas, bem como a religião nas suas expressões simbólicas, ritualísticas e discursivas, materializadas nos costumes, nas práticas, nas normatividades e nas instituições constitutivas do espaço público. Ao mesmo tempo em que considera a projeção dos elementos fundacionais teológico-políticos em nível das instituições, busca apreender suas reconfigurações circunstanciais e duradouras, no âmbito dos embates sociais e discursivos produzidos nas fronteiras borradas entre o religioso, o político e o social. Emprega, para tanto, as abordagens da historiografia, da teologia política, da teologia pública, das teorias pós-coloniais e decoloniais, em que se incluem tradições de sabedoria e filosofias de vida.

Data de defesaTítuloAutorOrientadorTipo de documento
27/02/2025 Devoção leiga e espiritualidade teresiana na ordem terceira do Carmo da Vila de Itu (Século XVIII) Medeiros, Letícia de Morais Silva, Ana Rosa Cloclet da Dissertação de mestrado
25/02/2025 Gianni Vattimo em diálogo com Friedrich Nietzsche: a possibilidade do além-do-homem como abertura à caridade Sales, Ana Carolina Ferreira Kirchner, Renato Dissertação de mestrado
25/02/2025 Entre o evangelho e a cultura: percurso intelectual de José Tolentino Mendonça Silva, Eliabe Simplicio da Zeferino, Jefferson Dissertação de mestrado
24/02/2025 Aspectos do pensamento de Charles Taylor e a religião no espaço público brasileiro Araújo, Rennan Carlos de Barros, Douglas Ferreira Dissertação de mestrado
13/12/2024 O encontro humano-divino na vivência religiosa: a mística cristã como resposta à inquietação humana a partir da experiência de Charles de Foucauld Carmo, Daniel Antonio do Mariani, Ceci Maria Costa Baptista Dissertação de mestrado
10/12/2024 Religiosidade e metafísica na estrutura da sociedade pitagórica: mistérios, símbolos e gnosiologia nas origens da filosofia ocidental e suas consequências Alvarez, Gustavo Altmüller Nogueira, Paulo Augusto de Souza Dissertação de mestrado
09/12/2024 A Religiosidade do Estado Laico e a Dessacralização da Igreja: Uma Análise a partir da Obra “Secular Religion” de Hans Kelsen Deus, Thiago Mendes Alves de Barsalini, Glauco Dissertação de mestrado
28/06/2024 O teísmo não-religioso em Gianni Vattimo Silva, Jonas Rafael da Gonçalves, Paulo Sérgio Lopes Dissertação de mestrado
28/02/2024 Matronas romanas e o cristianismo: relações de gênero nos atos de Pedro Silva, Thairan Souza Nogueira, Paulo Augusto de Souza Dissertação de mestrado
27/02/2024 A mística nas Confessiones de Santo Agostinho: uma análise fenomenológica Esponton, Caio Henrique Lopes, Marcio Aló Cappelli Dissertação de mestrado
26/02/2024 Dispositivo, Pessoa e Comunidade em Giorgio Agamben e Roberto Esposito Spina, Henrique Jardim Barsalini, Glauco Dissertação de mestrado
21/02/2024 De discípulo amado a guia místico: João, o Santo Mora, Georges Homsi Nogueira, Paulo Augusto de Souza Dissertação de mestrado
15/02/2024 A atuação da Igreja Católica no meio universitário: da “ação católica brasileira” à “pastoral universitária” Zorzan, Cláudio Maurício Campos, Breno Martins Dissertação de mestrado
02/02/2024 O sentido do sofrimento humano na Salvifici Doloris Vicente Junior, Arlindo José Kirchner, Renato Dissertação de mestrado
15/12/2023 A recepção feminina da espiritualidade inaciana por Cândida Maria de Jesus e sua atuação na educação Coimbra, Patrícia Helena Mariani, Ceci Maria Costa Baptista Dissertação de mestrado
14/12/2023 A Espiritualidade Inaciana como fenômeno de valorização da subjetividade e interioridade humana Melo, Marcos Antonio Radaelli de Mariani, Ceci Maria Costa Baptista Dissertação de mestrado
14/12/2023 Vida em comunhão na Igreja Católica: as mudanças na forma de vida cristã das religiosas com o laicato na Família Calvariana Correa Filho, Antonio Audelino Campos, Breno Martins Dissertação de mestrado
13/12/2023 A “semântica do mal” na imprensa ultramontana no Brasil da segunda metade do século XIX Silva, Leonardo Henrique de Souza Silva, Ana Rosa Cloclet da Dissertação de mestrado
26/06/2023 O amor por Søren Kierkegaard: uma análise da relação entre o amor crístico e a prática do cristianismo em “As Obras do Amor” Tavarnez, Sorel Celeste Barros, Douglas Ferreira Dissertação de mestrado
28/02/2023 A construção discursiva dos conceitos de magia, feitiçaria e curandeirismo: uma análise a partir da imprensa ultramontana publicada no Brasil durante a segunda metade do século XIX Frascati, Giovanna Silva, Ana Rosa Cloclet da Dissertação de mestrado
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Regimento do PPG
Processo Seletivo para Credenciamento de Corpo Docente Permanente em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Perfil 1
Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)/CAPES – informações sobre o Edital nº 26/2024

Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação


Política de Autoavaliação: acesse

Membros da Comissão de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação

  • Professor Doutor Douglas Ferreira Barros
  • Discente Representante Mestrado Natália Fernandes Mororó
  • Discente Representante Doutorado André Luiz Rossi
  • Egressa Maiara Rúbia Miguel
  • Corpo Técnico-Administrativo Marlei Aparecida Costa Pereira
  • Professor Doutor Paulo Augusto de Souza Nogueira
  • Professor Doutor Paulo Sérgio Lopes Gonçalves
  • Professor Doutor Renato Kirchner
  • Professor Doutor Glauco Barsalini
  • Professor Doutor Breno Martins Campos
  • Professora Doutora Representante Comunidade Externa Claudete Beise Ulrich – (FUV)

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