Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Pós-Graduação em Sustentabilidade busca soluções para cidade e campo

Programa trata de questões como agricultura, preservação de mananciais, geração de energia e poluição

O curso de Pós-Graduação em Sustentabilidade da PUC-Campinas está em atividade desde 2016, proporcionando estudos e pesquisas que auxiliam a sociedade a buscar soluções para diversos problemas relacionados a questões como agricultura, preservação de mananciais, geração de energia e poluição.

O Mestrado em Sustentabilidade da PUC-Campinas alcançou nota 4 de um total de 5 para em avaliação realizada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Em apenas seis anos, ele já chega próximo à nota máxima devido à qualidade oferecida.

“A Pós em Sustentabilidade oferece uma visão ampla para discussão de diferentes temas legados a desenvolvimento com sustentabilidade. E reúne profissionais que podem contribuir tanto na área de ensino, quando o meio empresarial e entidades governamentais”, diz a Prof. Dra. Bruna Angela Branchi, coordenadora do programa.

Há duas linhas principais de pesquisa desenvolvidos no programa, o de “Ciência, Sociedade, Políticas Públicas e Sustentabilidade” e o de “Planejamento, Gestão e Indicadores de Sustentabilidade”.

 

O primeiro tem como foco a geração de conhecimentos conceituais e teóricos, sobre o tema Sustentabilidade, com ênfase na sua interdisciplinaridade. O segundo aborda questões referentes ao planejamento de ações sustentáveis, a elaboração de estratégias de implantação de projetos e programas envolvendo gestão socioeconômica e ambiental.

Uma das áreas de estudo do programa é o de agricultura, que tem como um dos pesquisadores o Prof. Dr. Vinicius Eduardo Ferrari. Ele coordena estudos que têm como objetivo buscar soluções do uso e produção de energia, água e outros recursos naturais para aumentar a produtividade agrícola com menos danos ambientais.

Também orienta estudos que avaliam inovações tecnológicas, tratamentos de resíduos e o registro de patentes em universidades a partir de estudos voltados para a área de agricultura.

“No Brasil, diferentes de outros países, poucas empresas têm estrutura para desenvolver pesquisas. Por isso, as universidades acabam suprindo esse vácuo e registram a maior parte das patentes voltadas ao setor”, diz Ferrari.

Uma das áreas de maior preocupação e que está gerando uma série de estudos é a de preservação de mananciais. A Profa. Dra. Regina Márcia Longo coordena essa linha e as pesquisas são voltadas principalmente para a Região Metropolitana de Campinas, mas há estudos de outras regiões.

Essas investigações também resultaram em parcerias da Universidade com outros institutos de pesquisa e órgãos governamentais, como a Secretaria do Verde da Prefeitura de Campinas, a Fundação Mata Santa Genebra e o Instituto Agronômico de Campinas. Um dos objetivos é incentivar o poder público, agricultores e população em geral a “plantarem água”, ou seja, preservarem e recuperarem nascentes e mananciais.

“Nos últimos tempos orientei três dissertações nessa linha com a prefeitura, sendo duas já concluídas e uma em andamento. Entre as concluídas há uma sobre a qualidade ambiental dos remanescentes florestais do município de Campinas. Uma outra é sobre o Programa de Pagamentos por serviços ambientais do município- PSA Água Campinas. E a dissertação em andamento é sobre o Ribeirão das Cachoeiras na APA Campinas”, disse.

O Prof. Dr. Orandi Mina Falsarella orienta pesquisas voltadas a desenvolvimento de tecnologias e inteligência artificial como instrumentos de desenvolvimento sustentável. Muitas dessas tecnologias, como a de Internet das Coisas, podem auxiliar na redução de impactos ambientais do setor produtivo.

“Um orientando defenderá agora sobre a proposta de um sistema de apoio à decisão que usa Tecnologias da Informação e Comunicação com IoT e Big Data para auxiliar a gestão de recursos hídricos. Há outra que avalia os impactos do uso de tecnologias relacionadas à indústria 4.0 no contexto da sustentabilidade. E no meu próximo projeto de pesquisa estarei abordando o conceito de bacias hidrográficas inteligentes com vistas à segurança hídrica”, disse.

A Profa. Dra. Cibele Roberta Sugahara desenvolve estudos nas áreas de gestão de recursos hídricos, principalmente com indicadores, e outra de negócios de impacto social, voltados para a realidade de comunidades em situação de vulnerabilidade social.

“Um dos trabalhos desenvolvidos tem como objetivo reunir indicadores de saneamento básico em Campinas, com dados de produção de resíduos sólidos, captação e tratamento. Também há um estudos para a criação de um índice de saneamento básico dos municípios atendidos pelas Bacias PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí)”, diz.

O Prof. Dr. Duarcides Ferreira Mariosa trabalha com a linha de pesquisa “Ciência, Sociedade, Políticas Públicas e Sustentabilidade”, que discute as formas de utilização dos recursos e serviços no contexto do processo de desenvolvimento socioeconômico presente na sociedade, analisa a relação da sociedade com as questões do desenvolvimento sustentável na formulação de políticas públicas e produz diagnósticos sobre problemas referentes ao desenvolvimento sustentável.

Um dos projetos de pesquisa é sobre a gestão de conflitos socioambientais envolvendo a produção, distribuição e consumo de água nas bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. O objetivo é contribuir para a construção de planos de gestão dos recursos hídricos. Os resultados devem ser encaminhados aos gestores da Agência das Bacias do PCJ para fins de utilização na elaboração dos Planos de Gestão Integrada dos Mananciais e das Políticas Públicas na área de segurança hídrica.

A Profa. Dra. Denise Helena Lombardo Ferreira trabalha com a área de modelagem matemática aplicada a projetos sustentáveis. Um dos projetos que orienta é voltado ao corredor Metropolitano de Campinas. “O Transporte Público Metropolitano e sua Efetivação Como Políticas Públicas e Instrumento Estratégico Para o Desenvolvimento Sustentável”, do mestrando Rodrigo Maia Santos, foi apresentado neste ano no Postgraduate Meeting.

Para desenvolver os trabalhos, o programa criou grupos de pesquisa que reúnem estudantes, professores e pesquisadores.

Conheça os principais grupos do PPG em Sustentabilidade.

 

Desigualdades socioeconômicas e políticas públicas

O grupo estuda os efeitos das transformações econômicas recentes e das políticas públicas no Brasil a partir da evolução de indicadores de desenvolvimento sustentável investigando suas associações a fatores como: condições macroeconômicas; transformações na produção e trabalho; políticas públicas; e inovação. Desde sua criação o grupo tem pesquisado as questões relacionadas à desigualdade e a pobreza no Brasil.

Gestão da informação e do conhecimento, tecnologia e sustentabilidade

O grupo de pesquisa estuda os seguintes temas: A informação enquanto insumo fundamental para a aprendizagem e compartilhamento do conhecimento na sociedade, na busca de desenvolvimento sustentável; A informação como recurso estratégico para o planejamento; Os Sistemas de Informação como base para a geração e aquisição do conhecimento nas organizações como base para a formação da inteligência organizacional e competitiva e da sustentabilidade; As Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas aos processos de coleta da informação considerando a diversidade de fontes e formatos, bem como a sua organização e disseminação para as organizações e para a gestão do conhecimento.

Gestão de operações e serviços

O grupo de pesquisa GOMS tem interesse em pesquisar teorias e práticas sobre a Gestão de Operações e Modelos de Decisão, relacionados com a Sustentabilidade. As pesquisas serão realizadas com objetivo de verificar como como as organizações planejam e executam a gestão da qualidade, logística e gestão da cadeia de suprimentos, e planejamento e controle da produção, na definição e compreensão de indicadores a partir de modelos de decisão no tocante a sustentabilidade.

Gestão estratégica e sustentabilidade

No grupo destaca-se uma abordagem centrada no debate sobre Estratégias em Organizações. O tema Estratégias das Organizações objetiva promover estudos que contribuam para o aprofundamento da discussão sobre estratégias empregadas nas organizações, bem como a formação requerida para o administrador frente à organização.

Modelagem matemática

As diferentes abordagens e enfoques utilizados pelos pesquisadores do grupo têm resultado em apresentação de trabalhos em Congressos na área de Educação Matemática, Modelagem Matemática, Matemática Aplicada, Climatologia; Meteorologia; Engenharia Ambiental; História das Ciências, Física Básica e Experimental e ciências afins; publicação de artigos científicos em revistas e periódicos; envolvimento com a comunidade científica externa.

Organizações, sociedade e sustentabilidade

As atividades de pesquisa desenvolvidas no âmbito do grupo de pesquisa “Organizações, Sociedade e Sustentabilidade” têm como propósito contribuir para estudos de Ciência, Sociedade, Políticas Públicas e Sustentabilidade; e Planejamento, Gestão e Indicadores de Sustentabilidade. O principal objetivo do grupo é realizar pesquisas nos campos dos estudos organizacionais, urbanos e da sustentabilidade na sociedade contemporânea.

Sustentabilidade ambiental das cidades

O grupo cuida da participação no Convênio PUC-Campinas e Universidade de Coimbra/Portugal, atividades de pesquisa em parceria com a Secretaria do Verde de Campinas, com a Fundação José Pedro de Oliveira (Mata de Santa Genebra) e com a UNESP/Sorocaba.



Marcelo Andriotti
10 de dezembro de 2022