Políticas públicas são temas de palestras da Campanha da Fraternidade na Universidade

O evento “Campanha da Fraternidade 2019 na Universidade” promoverá palestras na PUC-Campinas abordando políticas públicas, direitos humanos e saúde. Elas ocorrem no dia 27 de março, das 8h30 às 10h, no Auditório Cardeal Agnelo Rossi, no Campus I, e no dia 29, no Auditório da Biblioteca, do Campus II, também das 8h30 às 10h. A organização é do Núcleo de Fé e Cultura, da Pastoral Universitária e da CACI (Coordenadoria Geral de Atenção à Comunidade Interna).

Segundo o padre João Batista Cesário, Coordenador da Pastoral Universitária, a campanha deste ano, nomeada “Fraternidade e Políticas Públicas”, destaca a missão da Igreja como evangelizadora e também com defensora da vida. “Fé e vida são profundamente relacionadas no Evangelho e discutir as políticas públicas é defender a qualidade de vida da população”, afirma.

“Políticas Públicas e Direitos Humanos” será o tema do evento no Campus I, que terá como palestrantes o Prof. Dr. Luis Renato Vedovato, da Faculdade de Direito, que falará sobre direitos humanos, e o Prof. Dr. Pe. José Antônio Boareto, da Faculdade de Teologia, que falará da “Dignidade Humana a partir da Doutrina Social da Igreja”.

No evento do dia 29, no Campus II, o tema será “Políticas Públicas, Saúde e Bem Comum”. Os palestrantes do dia serão a Profa. Me. Mariana Reis Santimaria, da Faculdade de Fisioterapia, que abordará a “Saúde a partir do Texto-Base da CF 2019”, e o Prof. Dr. Pe. José Antônio Boareto, que falará sobre “O Bem Comum a partir da Doutrina Social da Igreja”.

Os eventos são voltados para a comunidade acadêmica, mas também abertos ao público em geral e com entrada franca. “A discussão da Campanha da Fraternidade é intensificada neste período da Quaresma, mas continuará em debate durante todo o ano. No segundo semestre, deveremos realizar mais dois eventos”, disse o Padre João Batista.

Marcelo Andriotti
22 de março de 2019