Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Planejamento Acadêmico 2025 traz o currículo em ação como foco

Encontro abordou formação completa do estudante com as mais novas tendências de ensino e compromisso com o desenvolvimento do aluno

 O Planejamento Acadêmico de 2025 começou na PUC-Campinas. As atividades serão desenvolvidas por três semanas, como foco este ano no currículo em ação.

A programação inclui a troca de experiências significativas com gestores de cada área de ensino, além de trabalhos coletivos que promovem subsídios importantes para diretores e docentes de Ensino, Projetos Integradores e Extensão.

“Nesse primeiro momento, nós reunimos os gestores, discutimos com eles várias questões, este ano, em especial, as questões de currículo. Na semana que vem eles realizam essas atividades junto dos seus professores. Na última semana de planejamento, teremos oficinas com destaque para diversos programas importantes que fazem parte do currículo ” explica a Pró-Reitora de Graduação da PUC-Campinas, Profa. Dra. Cyntia Belgini Andretta.

Essa preparação durante as férias dos estudantes é importante para trazer um conteúdo sempre atualizado no desenvolvimento das competências necessárias em cada uma das carreiras.

“Depois do planejamento, teremos o acolhimento dos nossos estudantes com planos de ensino preparados por uma Instituição que acolhe e que recebe o aluno e a aluna, que são a razão de ser da Universidade”, completa a Pró-Reitora.

Para os docentes, é um momento enriquecedor da educação. “São dois momentos muito importantes dentro de um processo educativo: o planejamento e a avaliação. Quando terminamos um ano letivo, temos impressões sobre o trabalho que foi desenvolvido. Mas nem sempre elas trazem dados concretos para nós. E é no planejamento que vamos buscar objetivar e buscar evidências sobre as nossas impressões para que isso seja impactado no processo que vem na sequência”, comentou a Profa. Dra. Eliete Aparecida de Godoy, diretora da Faculdade de Educação.

Para a diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, é um processo contínuo de aperfeiçoamento. “O planejamento pedagógico da PUC-Campinas vem se aprimorando, a cada semestre, de forma muito valiosa, oferecendo oportunidades de atualização sobre processos pedagógicos, sobre recursos e infraestrutura da Instituição e dos programas institucionais, como o PRO Habitat, o Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, o Vitalità e o Observatório PUC-Campinas. É uma oportunidade de encontro com docentes de todos os campos do saber, proporcionando trocas e construção de atividades intercursos”, disse a Profa. Dra. Ana Paula Giardini Pedro Trevisan.

O diretor da Faculdade de Biomedicina reforça a importância do planejamento para alcançar as metas. “A Universidade tem seu Planejamento Estratégico e tem seus objetivos para crescer e melhorar sempre. Para atingir tais objetivos é importante o envolvimento de toda comunidade universitária. O planejamento pedagógico é de extrema relevância nesse processo. É nessa fase em que são passadas as orientações e discutidas as ações que devem acontecer para garantir a excelência do ensino em sala de aula”, afirmou o Prof. Dr. Edmílson Ricardo Gonçalves.

Importância também valorizada pelo diretor da Faculdade de Ciências Econômicas. “O período de planejamento é sempre muito importante para a Universidade, porque é o momento que temos condições de, coletivamente, refletir sobre a nossa praxe, ou seja, avaliar aquilo que nós estamos fazendo, assim como também ter a oportunidade de compreender as mudanças institucionais, os novos objetivos e tentar socializar essas intenções para que todo o corpo docente possa estar na mesma direção, em sinergia, efetivamente, no espírito de comunhão, para que possamos fazer diferente, construir as ações que serão desenvolvidas no próximo semestre”, comentou o Prof. Me. Roberto Brito de Carvalho.

Para o Decano da Escola de Linguagem e Comunicação (ELC), é um momento de cultivar o sentimento de pertencimento. “O tempo de planejamento é uma oportunidade excelente para buscar, cada vez mais, um alinhamento às diretrizes da Instituição. Nas Escolas cuidamos do que é específico nas diferentes áreas do saber, mas em sintonia com esse contexto mais amplo. Esse momento, no início do semestre letivo, contribui para ampliar o sentimento de pertencimento. Quando cada docente se vê não apenas como professor de seu curso, mas, a partir do seu curso, ajuda a construir a Universidade ”, disse o Prof. Dr. Lindolfo Alexandre de Souza.

O Diretor da Faculdade de Matemática fala sobre o compromisso com a excelência. “O Planejamento Acadêmico Pedagógico é um momento muito importante para toda comunidade docente. Não se trata somente de um guia, mas sim a essência do nosso compromisso com a excelência e a transformação na educação. Em especial, ao abordar o currículo em ação, somos convidados a enxergar o planejamento como um ato estratégico e inovador que conecta sonhos a realizações, ideias a práticas, e saberes a experiências significativas”, disse o Prof. Me. Geraldo Magela Severino Vasconcelos.

A segunda semana de atividades acontece nesta semana. Nesta segunda houve a abertura oficial do Planejamento Acadêmico, com a presença do Reitor da Universidade, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior. As reuniões seguintes serão voltadas a grupos nas Escolas, abordando temas como extensão, pesquisa, divulgação científica, abordando o planejamento de cada Escola.

A Pró-Reitora de Graduação lembra que todo esse trabalho está relacionado à razão de ser da Universidade: o estudante. “As famílias dos estudantes podem ficar tranquilas, porque a PUC-Campinas está sempre antenada com o currículo do estudante, para oferecer sempre uma formação de excelência para que eles se tornem profissionais reconhecidos no mercado”, afirmou a Profa. Dra. Cyntia Belgini Andretta.



Carlos Giacomeli
28 de janeiro de 2025