Pio XII compõe pódio no maior concurso de matemática do mundo

Colégio, que pertence à PUC-Campinas, está entre os destaques nacionais do Canguru de Matemática, realizado em 80 países por alunos de Ensino Médio e Fundamental

*Por Elton Mateus Felix

Alunos dos Ensinos Médio e Fundamental do Pio XII, colégio que pertence à PUC-Campinas, se destacaram, com medalhas de ouro e bronze, além de menções honrosas, na classificação nacional do tradicional concurso Canguru de Matemática, realizado em 80 países no mundo. É o terceiro ano de participação do colégio.

No pódio nacional, o estudante Arthur Henrique Pereira Furtado, do 6º ano, foi condecorado com medalha de ouro no nível E, disputado entre alunos dos 5º e 6º anos do Ensino Fundamental I e II. Maria Eduarda Sacco Silveira, do 9º ano, conquistou medalha de prata no nível C. No nível B, concorrido por alunos dos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental I e II, foram premiados, com medalhas de bronze, Igor Augusto Kubota e Nícolas de Azevedo Marques, do 8º ano.

O colégio também recebeu medalhas de honra ao mérito com os alunos Isabelle Hayana Felix Silva e Gabriel Tarricone Rovaris, que concorreram no nível S, destinado aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio.

Segundo a organização, o Concurso Canguru de Matemática, originado na França e administrado pela Association Kangourou Sans Frontières (AKSF), costuma contar com mais de 6 milhões de participantes por ano. No Brasil, foram registradas mais de 2.500 escolas participantes.

Entusiasmada com o destaque dos estudantes, a diretora do Colégio Pio XII, Profa. Dra. Silvana de Fátima Ribeiro da Cruz, diz que as olimpíadas acadêmicas são um excelente caminho para o encontro da vocação dos alunos. “Esses concursos são bastante incentivados pelo Colégio, que tem muita satisfação em ver os alunos brilharem”, destaca.

Coordenador Pedagógico, o Prof. Antônio Baraçal Prado Júnior, que acompanhou o trabalho dos professores na preparação dos alunos, afirma que o desempenho obtido é motivo de orgulho para todo o corpo docente. Além disso, por ser uma iniciativa que abrange escolas públicas e privadas de todo o país, tal resultado é uma forma de o próprio colégio se avaliar em âmbito nacional.

“A oportunidade de participar do Canguru de Matemática abre caminho para que estes jovens apliquem seus conhecimentos em novos desafios no futuro. A olimpíada promove o acesso à Universidade, visto que muitas instituições utilizam o desempenho em concursos dessa natureza na classificação dos candidatos”, ressalta o coordenador.

*Estagiário sob supervisão do Departamento de Comunicação (DCOM) da PUC-Campinas

Vinícius Purgato
6 de junho de 2021