Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Pesquisadores discutem sustentabilidade e redes organizacionais em fórum

Especialistas, pesquisadores e estudantes participaram do IV Fórum Temático de Redes Organizacionais, realizado nesta última quarta-feira, no Campus I da PUC-Campinas. O evento foi organizado pelo Centro de Economia e Administração (CEA), pela Faculdade de Administração e pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sustentabilidade.

Segundo o Prof. Me. Paulo Zucolotto, Diretor da Faculdade de Administração, o número de inscrições passou de 120, dobrando o número de participantes em edições anteriores. “O evento é uma prévia do congresso que será realizado em breve e reúne pesquisadores interessados em trocar informações sobre seus trabalhos e estudos. Estou muito feliz pelo grande número de participantes nessa primeira vez que sediamos o fórum”, disse Zucolotto.

O Prof. Dr. Paulo Januzzi, do IBGE, abriu o evento falando sobre políticas públicas e avaliação de programas sociais voltados à sustentabilidade. “Estamos discutindo aqui um conceito amplo de sustentabilidade, que ultrapassa as questões ambientais. Pensamos em projetos e programas que tenham compromisso com o desenvolvimento humano, das dignidades das pessoas e preservação dos recursos naturais”, disse.

O Prof. Dr. Henrique Pereira, da Universidade Federal do Amazonas, falou sobre sua experiência com pesquisa de manejos de recursos locais e agricultura tradicional dentro da Amazônia. “Temos na universidade um grupo de pesquisa sobre o tema. Queremos preservar e valorizar esse conhecimento local tradicional, que muitas vezes acaba se perdendo”, disse.

O professor Zucolotto destacou a importância de o Fórum trazer pesquisadores e estudos de diferentes partes do país, com trocas de experiências e aproximação com outras instituições de ensino e pesquisa. “Já somos uma referência regional na questão da sustentabilidade, e eventos como esse, que é o primeiro organizado pelo nosso programa de sustentabilidade, ajudam a ampliar nosso trabalho nacionalmente”, disse.

O evento foi realizado na sala 900 (prédio H02) e nas salas do prédio H04, com diversas palestras e debates realizados ao longo do dia.

Foram discutidos nos debates temas como a política nacional de resíduos sólidos no país; os desafios da avaliação de projetos sociais desenvolvidos em redes; os problemas e soluções da sustentabilidade em cidades brasileiras; as redes de conhecimento e inovação; entre outros.



Marcelo Andriotti
11 de junho de 2019