aquecimento urbano

Pesquisadora da PUC-Campinas participa de projeto internacional sobre aquecimento urbano

Estudo é financiado por ministério espanhol e reúne universidades e institutos de pesquisa ibero-americanos

A PUC-Campinas está participando do Programa CSIC LINCGLOBAL, financiado pelo Ministério de Ciência e Inovação a partir da Resolução da Presidência da Agência Estatal do Conselho Superior de Pesquisa Científica (CSIC) da Espanha, sendo representada pela Profa. Dra. Cláudia Pezzuto, do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Infraestrutura Urbana e do Grupo de Estudos de Eficiência Energética da Universidade. Ele promove a interação entre pesquisadores ibero-americanos e espanhóis no campo das mudanças globais. O projeto tem o objetivo de identificar estratégias de mitigação do aquecimento urbano em cidades ibero-americanas mediante o uso de materiais de superfície urbana com propriedades térmicas e ópticas eficientes.

O estudo reúne pesquisadores da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Espanha e República Dominicana, que estão fazendo levantamento das propriedades térmicas e ópticas de materiais de superfícies urbanas (pavimentação, fachadas e cobertura) em localidades de cada país. Os dados estão sendo coletados em bairros residenciais em cada cidade especialmente vulneráveis do ponto de vista do aquecimento urbano, representativos do desenho urbano ou com necessidade de reabilitação urbana, entre outras opções. Em Campinas, a professora Cláudia está desenvolvendo a pesquisa em uma área do Distrito do Campo Grande.

O início dos trabalhos foi em julho de 2021 com o levantamento de diferentes tipos de fontes de dados, como amostragem in loco, imagens do Google Earth e banco de dados de pesquisas anteriores.  Na segunda fase, será realizada uma campanha experimental para caracterização dos materiais coletados, que serão analisados nos laboratórios da PUC-Campinas e também na Espanha.

O financiamento permitirá que os pesquisadores se reúnam pessoalmente para a troca de informações e desenvolvimento de parte do trabalho em conjunto. A primeira reunião presencial está marcada para novembro em Mendoza (Argentina) e Valparaíso (Chile).

O cronograma prevê o término dos trabalhos em dezembro de 2023, com a apresentação das análises finais e propostas de soluções para mitigar o aquecimento urbano nas diversas regiões pesquisadas. Ele também servirá para a aplicação em outras localidades com características similares ou que utilizem os mesmos tipos de materiais.

A Profa. Cláudia é pesquisadora da PUC-Campinas e desenvolverá todo o estudo dentro de suas atividades acadêmicas. A coordenação geral é da Profa. Gloria Perez Álvarez Quinõnes, do Instituto de Ciencias de la Construcción Eduardo Torroja, da Espanha. As cidades estudadas, além de Campinas, são Santo Domingo, La Paz, Valparaíso, Madrid e Mendoza. Junto com a PUC-Campinas, participam a Pontificia Universidad Católica Madre y Maestra (PUCMM), da República Dominicana, a Universidad Mayor de San Andrés (UMSA), da Bolívia, a Universidad de Valparaíso, do Chile, o Instituto de Ciencias de la Construcción Eduardo Torroja (IETCC), da Espanha, e o Instituto de Ambiente, Hábitat y Energía (INAHE), da Argentina.

Marcelo Andriotti
31 de março de 2022