Integridade científica é temática de eventos da pesquisa no Campus I

Palestra de abertura será no Auditório Dom Agnelo Rossi sobre Integridade na Atividade Científica

A PUC-Campinas realizará, de 24 a 26 de setembro, três eventos relacionados à pesquisa científica, inovação e tecnologia. Em diferentes espaços no Campus I, ocorrerão o XXIV Encontro de Iniciação Científica, o IX Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e o I Postgraduate Meeting, eventos promovidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ) da Universidade.
Segundo a Profa. Dra. Giovanna Rosa Degasperi, coordenadora geral de Pesquisa da PUC-Campinas, a ideia é que os participantes possam ter uma visão geral de todos os níveis de pesquisa realizados na Universidade, desde a iniciação científica até os projetos de mestrado e doutorado que estão se iniciando. Os eventos qualificam, integram e divulgam a Pesquisa para a comunidade interna e externa da Universidade.
O tema escolhido este ano para as aberturas do evento é a integridade científica.
A abertura será dia 24, às 8h30, no Auditório Dom Agnelo Rossi, com a Profa. Dra. Denise Cantarelli Machado, coordenadora do Escritório de Integridade em Pesquisa da PUC do Rio Grande do Sul (PUC RS). Ela falará sobre “Integridade na Atividade Científica”. A professora também fará outra palestra no período noturno, às 19h, sobre “Casos de má conduta científica e suas consequências”.
O objetivo dos organizadores é discutir a importância da ética na ciência. “Esse é um problema mundial e que deve ser discutido. Aqui na PUC-Campinas estamos ouvindo as experiências de outras universidades e queremos futuramente desenvolver um material educativo como um auxílio para quem trabalha com pesquisa”, diz a professora.
A palestrante Denise Cantarelli Machado é a coordenadora do escritório que cuida de ética em pesquisa na PUCRS e fará duas palestras, uma voltada para estudantes que estão iniciando seus trabalhos em pesquisas e outra para pesquisadores que já estão em programas de pós-graduação.
“Nosso trabalho tem sido de informar para depois cobrar. Muitas vezes os casos de má conduta nas pesquisas não são por falta de ética, mas sim por desinformação sobre as condutas e normas exigidas por parte dos pesquisadores”, diz a professora Denise.
Há uma série de problemas detectados em trabalhos científicos, como plágios, autoplágio, publicações duplicadas, dados falsos, má qualidade e confiabilidade de publicações especializadas, entre outros. Há uma preocupação mundial em enfrentar esses problemas para preservar a credibilidade científica.

Programação
Na programação dos três eventos, há uma série de palestras, cursos, oficinas e exposições de trabalhos. No último dia de evento, serão premiados os melhores Planos de Trabalho de Iniciação Científica e Tecnológica, período 2018-2019, e os trabalhos dos alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu. Eles serão avaliados pelos docentes pesquisadores da Universidade e por bolsistas de Produtividade do CNPq. O anúncio será no Auditório Cardeal Agnelo Rossi, dia 26, a partir das 17h30.

Clique aqui para ver a programação completa.

Marcelo Andriotti
18 de agosto de 2019