Em meio ao vaivém acelerado dos passageiros durante o feriado prolongado de 1º de Maio, Dia Mundial do Trabalho, personagens cenográficos trazidos da commedia dell’arte estarão interagindo com os espaços da Rodoviária de Campinas neste sábado, 29 de abril, das 15h às 17h. Os personagens – pierrot, princesa, mostro, malabaris e charlatão – integram um ensaio aberto realizado por alunos do curso de extensão sobre Cenografia da PUC-Campinas.

A performance foi idealizada com base em estudos locais sobre a realidade dos espaços e a movimentação dos usuários. O plano dos alunos é criar ambientes inesperados que impulsionem diálogos com o público, em uma situação teatral de diversão e interação. O principal material utilizado na fabricação dos personagens foi o papelão ondulado.

“Os personagens são construídos a partir da uma leitura da modernidade concreta. São esculturas de figuras humanas, que chamamos por gabusianas, orientadas pelo procedimento das obras do artista plástico Naum Gabo, nas quais os planos organizados definem as formas das figuras. Embora os espaços da Rodoviária sejam amplos, os alunos serão econômicos na utilização dos meios. A preocupação principal é com as informações espaciais e estéticas”, explica o professor Sidney Tamai, da Faculdade Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, um dos docentes do curso e coordenador do evento.
Curso é dirigido a diferentes profissionais

Além de Tamai, o curso de extensão sobre Cenografia é ministrado por Alexandre Suárez de Oliveira, que trabalhou na TV Cultura de São Paulo, sendo responsável por diversos cenários, entre eles dos programas Mundo da Lua e Castelo Rá-Tim-Bum.

O curso é dirigido a arquitetos, artistas plásticos, vitrinistas, fotógrafos, museólogos e, principalmente, a profissionais que trabalham com cenografia em teatro, televisão, publicidade e eventos. Nas aulas são tratados temas como a história da cenografia, teorias do espetáculo, recursos e técnicas de construção de ambientes cenográficos, eventos, vitrines, museus, parques temáticos, desfiles de modas, instalações comerciais, entre outras.

Serviço

Mais informações sobre os cursos de extensão oferecidos pela PUC-Campinas podem ser obtidas no link Extensão do portal www.puc-campinas.edu.br ou com a Coordenadoria de Cursos de Extensão, pelo telefone (19) 3756-7663.

26 de abril de 2006