Participação de equipe da PUC-Campinas em final de Cesim Elite fortalece internacionalização

Estudantes de Ciências Econômicas e de Administração concorreram após serem uns dos melhores da América Latina
A equipe de estudantes das Faculdades de Ciências Econômicas e de Administração da PUC-Campinas finalista do Torneio Internacional de Simuladores de Negócios Cesim Elite 2021 participou da última etapa da competição, encerrada dia 6 de junho. A vencedora do torneio internacional foi a equipe Nankai University, da China, tendo em segundo lugar T.A. Pai Management Institute, da India, e em terceiro lugar a Universidad de la Sabana, da Colômbia.
A equipe da PUC-Campinas se classificou para a final como a quarta colocada entre os países da América Latina e de língua portuguesa. Essa participação fortalece o projeto de internacionalização da Universidade, que promove cada vez mais intercâmbios, parcerias e atividades conjuntas com instituições de ensino e de pesquisa de diversos países. Há também bolsas oferecidas aos estudantes e professores em parcerias com órgãos diplomáticos.

Participam do Cesim Elite universidades de todo o mundo e foram quatro as escolhidas entre 62 participantes da América Latina e de países de língua portuguesa. A primeira etapa teve participação da Colômbia, Brasil, Portugal, Equador, México, Honduras e Guatemala.
A final foi de forma on-line com prêmios em dinheiro, sendo mil euros para a primeira colocada, 500 euros para a segunda e 200 euros para a terceira. Para o mundial, participaram equipes da Europa, América Latina, China, Índia, Oriente Médio e Sudeste Asiático

A Universidade participou com duas equipes, sendo cinco alunos em cada uma. Elas são híbridas, com alunos dos dois cursos, sendo alguns concluintes e outros do primeiro semestre. A ideia é misturar diferentes turmas para que novos alunos ganhem experiência para futuras competições.

Marcelo Andriotti
6 de junho de 2021