Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Projeto permite que estudantes desenvolvam projetos e conheçam o cotidiano dos Engenheiros

Os alunos do curso de Engenharia Elétrica da PUC-Campinas, por meio da disciplina “Práticas de Engenharia”, ministrada pelo Prof. Dr. Marcos Carneiro e pelo Prof. Me. Ralph Robert Heinrich, participam do “Projeto Residência Tecnológica”, considerado um exercício inovador de ensino-aprendizagem.

A atividade faz parte de parcerias que a PUC-Campinas mantém com a CPFL Energia e também com a Dell, na qual os estudantes conhecem o cotidiano profissional dos Engenheiros das companhias bem de perto. Ela estabelece um compromisso em regime de mútua colaboração para garantir a execução das atividades práticas da disciplina, com foco em aprendizagem dos alunos e desenvolvimento de projetos escolhidos pelas empresas em parceria com o corpo docente da Universidade.

“Nossa intenção com este trabalho é de modificar a maneira de ensinar e aprender. Antes do aluno fazer um estágio, ele tem a oportunidade de se aproximar do dia a dia do Engenheiro e do mundo do trabalho”, explica o Diretor da Faculdade de Engenharia Elétrica, Prof. Me. Sérgio Roberto Pereira.

As práticas são importantes para o aprendizado e fundamentalmente para o futuro profissional dos estudantes. “As empresas ficam de olho nos melhores e alguns deles acabam até sendo convidados a estagiar”, revela o Diretor da Faculdade de Engenharia Elétrica.

Além de uma maneira de conhecer novos talentos, o Diretor de Operações da CPFL Energia, Thiago Freire Guth, destaca que o projeto traz um olhar inovador para a empresa. “A experiência com os grupos de estudantes de engenharia tem ajudado a CPFL Energia a revisitar processos e propor novas soluções para torna-los mais dinâmicos e a operação mais produtiva. É uma oportunidade de auxiliar na formação de uma mão-de-obra altamente capacitada e, ao mesmo tempo, melhorar nossa atuação”.

Na CPFL Energia, os projetos realizados foram implantados, geraram planos de negócio ou requisitos para novos sistemas e intervenções que vão ajudar na produtividade dos setores onde os grupos atuam.  Ao todo foram 15 projetos desenvolvidos na CPFL Energia, com a participação de 75 alunos, no transcorrer de três semestres consecutivos. Já na Dell, são atualmente, 22 alunos envolvidos em 07 projetos, sendo a primeira vez que a atividade acontece.

“A Residência Tecnológica é uma oportunidade ímpar de apresentar ao aluno as necessidades e dinâmica das empresas no desenvolvimento de novas soluções, enquanto ainda está inserido ao ambiente da Faculdade, trazendo o beneficio para o estudante de compreender a sinergia que deve haver entre os diversos conhecimentos teóricos para obter o resultado prático. Para a empresa o programa representa a oportunidade de fomentar mão de obra futura de alta qualidade, ao mesmo tempo que aproveita ideias e abordagens diferentes e inovadoras”, analisa o Especialista de Engenharia de Testes e um dos mentores do projeto na Dell, Nivaldo Marchiotto.

O modelo está dando tantos frutos que o novo curso de Engenharia Mecânica, que terá sua primeira turma em 2017, irá utilizar o mesmo modelo.

A Faculdade de Engenharia da PUC-Campinas possui parcerias também com outras empresas, como o Instituto Eldorado e a On Telecom.



Eduardo Vella
17 de outubro de 2016