Parceria entre PUC-Campinas e STIHL fortalece importância de ações ambientais

Alunos do CEATEC realizam plantio de mudas no Campus e acompanham desenvolvimento

Uma parceria entre a PUC-Campinas e a empresa STIHL Ferramentas Motorizadas Ltda. está ajudando o Campus I da Universidade a ficar cada vez mais arborizado. Trata-se de um projeto de plantio de mudas doadas pela empresa, que está sendo realizado por todas as turmas ingressantes das faculdades do Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias (CEATEC).

“Por meio do plantio das mudas, apresentamos aos estudantes a importância das ações ambientais e de sustentabilidade, questão estrutural do mundo contemporâneo e base de extrema importância em todas as atividades praticadas pela Universidade”, explica o Prof. Me. Luis Alexandre Amaral Pereira Pinto, da Faculdade de Arquitetura, um dos professores Integradores Acadêmicos da Graduação.

Além da função ambiental importante, a atividade também atua de modo a criar um laço entre os alunos, que passam a acompanhar o desenvolvimento da planta no decorrer do curso. “A ação de plantio possibilita a definição de um símbolo para a turma, fortalecendo os laços entre os colegas e as relações de pertencimento tão ricas na vida universitária”, completa o professor.

Este ano, o plantio aconteceu na área próxima à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, ao lado da avenida de acesso pelo portão 3.

Para a STIHL, a parceria caminha na esteira dos valores da empresa. “A iniciativa reflete os valores que compõem a cultura corporativa da empresa, apoiando iniciativas socioambientais como esta, promovendo aplicação da cobertura verde na Universidade, envolvendo e comprometendo os ‘calouros’ com o aspecto ambiental”, explica o gerente de Qualificação e Ações Socioambientais e Marketing da STIHL, Raul Kriedte.

Desde 2016, quando teve início a parceria, mais de 150 turmas já realizaram o plantio de mudas. Entre as espécies plantadas estão: ipê, pau-brasil, canafístula, entre outras. Para a empresa, tem sido um processo importante acompanhar o desenvolvimento desse trabalho. “É muito relevante, pois criamos uma conexão com os alunos e com o meio ambiente, em meio ao acompanhamento da evolução e do desenvolvimento das plantas e da eficácia dos equipamentos da marca neste processo, que são fundamentais para o manejo sustentável e para a poda de árvores”, completa Kriedte.

Carlos Giacomeli
4 de julho de 2022