Parceria entre PUC-Campinas e IBM proporciona atividades em salas de aula

Projeto está trazendo profissionais atuantes no mercado para mostrar novas tendências aos estudantes

Uma parceria da PUC-Campinas com a IBM está propiciando a estudantes da Universidade cursos e palestras com profissionais em atividade no mercado sobre as novas tendências para quem está se preparando para iniciar a vida profissional. Um dos resultados dessa parceria foi o Projeto Conexões IBM, que teve sua estreia na Universidade e está realizando atividades durante as aulas virtuais.

O projeto tem a participação dos Embaixadores Acadêmicos, profissionais da IBM que atuam como voluntários em ações que possam agregar valor à educação. A primeira atividade ocorreu no dia 1º de setembro para uma turma do Curso de Sistemas de Informação, da Faculdade de Análise de Sistemas.

Segundo a diretora da Faculdade, Profa. Me. Sílvia Cristina de Matos Soares, o projeto também deve se estender a cursos de fora da área de tecnologia. “A ideia é que sejam realizadas atividades em diferentes cursos. Podemos falar, por exemplo, no Curso de Pedagogia, da importância da robótica nas salas de aula, ou no Curso de Direito sobre como a revolução digital também pode auxiliar nas atividades jurídicas”, disse.

Nessa primeira roda de conversa, o assunto foi o profissional do futuro e quais são as principais ferramentas tecnológicas atuais. Para o Projeto Conexões, os alunos não precisam se inscrever, pois as ações estão ligadas diretamente com uma aula ou uma atividade já estabelecida no calendário acadêmico.

Essa aproximação com profissionais proporciona aos estudantes o contato com o ecossistema do mundo do trabalho, conhecendo não só recursos técnicos, mas também a importância do desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes profissionais.

As ações envolvem toda a Universidade, e os Embaixadores já atuaram na 1ª Mostra de Inovação e Empreendedorismo, no PUC Experience, na Biblioteca do Futuro, nas Práticas de Engenharia e no Projeto de Transformação Digital, entre outros.

Marcelo Andriotti
8 de setembro de 2020