Parceria entre Mescla e Wernher von Braun oferece palestra e oficinas sobre semicondutores

Trilha de eventos terá vagas limitadas e as inscrições já estão abertas

A Equipe Mescla da PUC-Campinas em parceria com o Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun, que desenvolve projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para Empresas e Instituições, oferece, a partir do dia 24 de agosto, uma série de três eventos sobre semicondutores.

Os semicondutores estão presentes em vários equipamentos do nosso dia a dia, desde luzes (LEDs) até os processadores mais avançados e sistemas de inteligência artificial. “Sistemas de comunicação, automação, computação, carros, brinquedos, equipamentos e os mais variados produtos: todos eles possuem dezenas, centenas ou até milhares de chips semicondutores e são a base de uma vasta quantia de produtos. Ou seja, eles são componentes essenciais para várias cadeias de produção e o ‘coração’ de muitos tipos de produtos”, explica o Gerente de Inovação do Centro von Braun, Rafael Vidal Aroca.

Estes chips semicondutores demandam equipes extremamente qualificadas para projetá-los e infraestruturas complexas e caras para a fabricação. Por isso, a importância da capacitação que será oferecida no Mescla.

No dia 24, às 17h30, no Mescla do Campus I, André Luís Roland Tancredo, Engenheiro Líder Tecno-Científico Advanced III no Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun, irá ministrar a palestra “Projetista de semicondutores: carreira, mercado estratégico e desafios”. Ele irá compartilhar sua trajetória e experiências neste ramo de tecnologia avançada da engenharia e uma visão geral sobre semicondutores, seu desenvolvimento e como eles impactam o mercado global. O evento também contará com a apresentação de uma plataforma inovadora em nuvem para o desenvolvimento de projetos de semicondutores, desenvolvida pelo Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun.

Depois da palestra, em agosto, a parceria traz duas oficinas especializadas para o mês de setembro. No dia 23 de setembro, às 9h, no FabLab do Mescla do Campus I, acontecerá a oficina “Introdução ao projeto de semicondutores”. Durante a oficina será apresentado, de modo prático, o fluxo de desenvolvimento de projetos digitais de semicondutores e conceitos teóricos básicos utilizados nos projetos digitais de semicondutores como, por exemplo, a linguagem de descrição de hardware (HDL) Verilog. Será utilizada a ferramenta EDA online desenvolvida pelo Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun, que compreende todo o fluxo de projetos e permite a prototipagem por placa FPGA (Field Programmable Gate Array).

No dia 30 de setembro, às 9h, no mesmo local, acontecerá uma nova oficina, com o título “Desenvolvimento de aplicações em semicondutores”. A oficina dará continuidade à oficina introdutória de semicondutores. Serão tratados projetos com desafios de aplicações reais.  O conceito de Máquina de Estados (State Machines) na tomada de decisões dos circuitos será abordado e implementado, assim como as aplicações utilizando a prototipação dos casos reais de uso através da ferramenta EDA online.

“Esta é a primeira ação em parceria com o Centro von Braun dentro de uma estratégia de capacitar profissionais na área de semicondutores, que é tão estratégica para os diferentes segmentos da indústria”, comenta a Gerente do Mescla, Diane Teo de Moraes.

Para Rafael Vidal Aroca, trata-se de um primeiro passo, que deve gerar frutos mais à frente. “Estes três eventos são exemplos concretos de ações realizadas em parcerias entre a PUC-Campinas e o Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun. No contexto desta parceria, já estamos planejando outras atividades inovadoras que devem ser divulgadas em breve”, comenta. Ele também reforça a importância de promover ações em conjunto com a Universidade. “Ambas as instituições são de Campinas, e o Centro von Braun reconhece a excelência acadêmica da PUC-Campinas, especialmente pelo seu histórico de formação de profissionais altamente capacitados, além das ações de pesquisa, extensão e inovação”, completa o Gerente, que alinhou a parceria ao lado do diretor técnico e presidente do Centro Von Braun, Dario Sassi Thober. “O domínio do ecossistema de semicondutores é estratégico para o país, e a parceria representa que instituições nacionais têm de fato a capacidade de fomentar esta área de forma imediata no Brasil”, comentou o presidente do Centro von Braun.

A parceria também é ressaltada pelo Reitor da PUC-Campinas. “Essa parceria é mais uma ação da PUC-Campinas em consonância com o seu compromisso de oferecer ao estudante um ambiente propício e inovador para iniciar uma jornada que contribua com a sociedade e que permita encontrar seu espaço de excelência no mundo do trabalho”, afirmou o Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

Para se inscrever acesse os links abaixo:

24/08 – PALESTRA: PROJETISTA DE SEMICONDUTORES: CARREIRA, MERCADO ESTRATÉGICO E DESAFIOS

23/09 – OFICINA: INTRODUÇÃO AO PROJETO DE SEMICONDUTORES

30/09 – OFICINA: DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES EM SEMICONDUTORES