Parceria entre Faculdade de Serviço Social com Universidade de Angola terá continuidade

Primeiros trabalhos resultaram em conferência internacional realizada dia 29

A Faculdade de Serviço Social da PUC-Campinas realizou, dia 29 de novembro, na Sala Flexível do Campus I, às 12h do Brasil e 16h de Angola, a I Conferência Internacional Sobre Serviço Social e Política Social em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social do Instituto Superior João Paulo II (ISUP JP II), da Universidade Católica de Angola (foto), e com a colaboração do Departamento de Relações Externas da PUC-Campinas.

“A Faculdade de Serviço Social tem participado desde o início do COIL (Collaborative Online International Learning) na Universidade, tendo sido uma das pioneiras. Primeiro tivemos um intercâmbio com Portugal – Instituto Miguel Torga, e, agora, com a Universidade Católica de Angola, que culminou com a conferência. Para os docentes e discentes, essa atividade tem sido enriquecedora, proporcionando abertura para novas realidades, colaboração, a partir de projetos comuns, oportunidade de conhecer e relacionar as ações profissionais na área”, disse a Diretora Prof. Dra. Jeanete Liasch Martins de Sá.

O COIL com Angola terá continuidade através de grupos de estudo, abordagem de temas relevantes de pesquisa e troca de experiências relacionadas ao Serviço Social.

“A cada semestre, pretendemos estimular um professor a participar do COIL. Para o próximo ano, está sendo estudada a possibilidade de um outro intercâmbio com o Curso de Serviço Social da Universidade de Costa Rica”, disse a diretora.

O evento foi aberto para mestrandos, estudantes de graduação, ex-alunos, docentes e todos os interessados. Fizeram parte da programação dois painéis. O primeiro tratará sobre o tema “O Serviço Social em Angola e no Brasil” com a Conferência “A institucionalização do Serviço Social em Angola: contribuição do Instituto Pio XII para a sua história” e o testemunho da autora e pioneira do Serviço Social em Angola.

Também foi realizada a mesa-redonda “Serviço Social em Angola e Brasil: formação, trabalho profissional e desafios”, com a participação de ex-alunos das duas universidades, que desenvolvem trabalhos profissionais relevantes na área do Serviço Social.

O segundo painel abordou o tema: “O Serviço Social em Angola e no Brasil” com a Conferência: “A Política Social no Brasil: tendências e desafios no contexto neoliberal”. A mesa-redonda “Política Social em Angola e Brasil: Trabalhos de Conclusão de Curso” foi composta por ex-alunos do Brasil e de Angola, com a apresentação da síntese de seus Trabalhos de Conclusão de Curso.

Marcelo Andriotti
30 de novembro de 2023