Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Parceria entre Faculdade de Serviço Social com Universidade de Angola terá continuidade

Primeiros trabalhos resultaram em conferência internacional realizada dia 29

A Faculdade de Serviço Social da PUC-Campinas realizou, dia 29 de novembro, na Sala Flexível do Campus I, às 12h do Brasil e 16h de Angola, a I Conferência Internacional Sobre Serviço Social e Política Social em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social do Instituto Superior João Paulo II (ISUP JP II), da Universidade Católica de Angola (foto), e com a colaboração do Departamento de Relações Externas da PUC-Campinas.

“A Faculdade de Serviço Social tem participado desde o início do COIL (Collaborative Online International Learning) na Universidade, tendo sido uma das pioneiras. Primeiro tivemos um intercâmbio com Portugal – Instituto Miguel Torga, e, agora, com a Universidade Católica de Angola, que culminou com a conferência. Para os docentes e discentes, essa atividade tem sido enriquecedora, proporcionando abertura para novas realidades, colaboração, a partir de projetos comuns, oportunidade de conhecer e relacionar as ações profissionais na área”, disse a Diretora Prof. Dra. Jeanete Liasch Martins de Sá.

O COIL com Angola terá continuidade através de grupos de estudo, abordagem de temas relevantes de pesquisa e troca de experiências relacionadas ao Serviço Social.

“A cada semestre, pretendemos estimular um professor a participar do COIL. Para o próximo ano, está sendo estudada a possibilidade de um outro intercâmbio com o Curso de Serviço Social da Universidade de Costa Rica”, disse a diretora.

O evento foi aberto para mestrandos, estudantes de graduação, ex-alunos, docentes e todos os interessados. Fizeram parte da programação dois painéis. O primeiro tratará sobre o tema “O Serviço Social em Angola e no Brasil” com a Conferência “A institucionalização do Serviço Social em Angola: contribuição do Instituto Pio XII para a sua história” e o testemunho da autora e pioneira do Serviço Social em Angola.

Também foi realizada a mesa-redonda “Serviço Social em Angola e Brasil: formação, trabalho profissional e desafios”, com a participação de ex-alunos das duas universidades, que desenvolvem trabalhos profissionais relevantes na área do Serviço Social.

O segundo painel abordou o tema: “O Serviço Social em Angola e no Brasil” com a Conferência: “A Política Social no Brasil: tendências e desafios no contexto neoliberal”. A mesa-redonda “Política Social em Angola e Brasil: Trabalhos de Conclusão de Curso” foi composta por ex-alunos do Brasil e de Angola, com a apresentação da síntese de seus Trabalhos de Conclusão de Curso.



Marcelo Andriotti
30 de novembro de 2023