Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Palestras do III Encontro para a Discussão sobre os Cenários da Educação Superior da PUC-Campinas abordam a conjuntura do país

A PUC-Campinas realiza hoje (14/06), mais uma etapa do III Encontro para a Discussão sobre os Cenários da Educação Superior, que recebeu no último dia 12 de junho, o Prof. Dr. Joaquim José Soares Neto, Presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional – ABAVE, que falou sobre Tendências e Desafios para Educação Superior.

No período da manhã, os professores: Dr. Oscar Mellim Filho e Dr. Renato Siqueira de Pretto falaram sobre a atual conjuntura do país, analisando seus aspectos sociopolíticos e jurídicos, respectivamente, com a moderação da Profa. Dra. Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid.

Sobre os palestrantes:

oscar

Dr. Oscar Mellim Filho

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1975), graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade de São Paulo (1976) e mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000) e doutorado em Ciências Sociais (Política) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é procurador de justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, professor da Faculdade de ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia do direito, política, sociologia, criminologia, justiça.

renato siqueira

Renato Siqueira de Pretto

Mestre em Sistema Constitucional de Garantia de Direitos – Instituição Toledo de Ensino de Bauru (2002). Doutor em Direito do Estado pela PUC/SP (2009). Juiz de Direito Titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Campinas/SP e Juiz integrante da 2ª Turma do Colégio Recursal dos Juizados Especiais de Campinas. Juiz da 379ª Zona Eleitoral – Campinas. Professor Universitário (PUCCAMP), Professor Assistente do Curso de Especialização em Direito Processual Civil da Escola Paulista da Magistratura em Campinas e Professor de Direito Tributário do CERS (Complexo de Ensino Renato Saraiva). Coordenador do Núcleo Regional da Escola Paulista da Magistratura em Campinas. Coordenador do Núcleo de Estudos em Direito Constitucional da Escola Paulista da Magistratura.

maria auxiliadora

Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid

Professora titular da PUC-Campinas. Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE PUC-Campinas). Diretora da Faculdade de Educação da PUC-Campinas e Coordenadora Geral do PARFOR – PUC-Campinas. Participa do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente, vinculado à linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Graduada em Pedagogia (1981) e Ciências (1981). Mestra (2002) e doutora (2009) em Educação, área de concentração: Educação Matemática. Professora de Educação Básica por 27 anos, atuando na Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e anos finais, como professora de matemática. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática e Pedagogia, desenvolvendo pesquisas principalmente nos seguintes temas: educação matemática, saberes educacionais, construção de conhecimento, atividades em educação, formação de professores, ensino fundamental e saberes docentes.

Já no período da noite, os temas a serem debatidos continuam os mesmos, mas com os professores: Dr. Breno Martins (Aspectos Sociopolíticos) e Prof. Dr. José Henrique Specie (Aspectos Jurídicos), com a moderação da Profa. Dra. Maria Virgínia Righetti Fernandes Camilo.

Sobre os palestrantes:

breno martins campos

Prof. Dr. Breno Martins Campos

Professor-pesquisador na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas): membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião e da Faculdade de Ciências Sociais; doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP); bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); e bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul (SPS) – com integralização de créditos e validação de diploma pela Escola Superior de Teologia (Faculdades EST).

specie

Prof. Dr. José Henrique Specie

Doutorando (2014 – 2017) e Mestre (2013) em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (1999) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professor da Faculdade de Direito (2003 – atual) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas com Projeto de Extensão Universitária (2012-2017). Advogado (2000 – atual) atuando com ênfase no Direito Público. Presidente da Comissão de Direito Econômico e Inovação da OAB/Campinas (2012-2015). Membro do Conselho da Pequena Empresa da FecomercioSP (2012-2015).

maria virgínia

Profa. Dra. Maria Virgínia Righetti Fernandes Camilo

Especializada em Serviço Social, Dra. Maria Virgínia R. F. Camilo realizou sua graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Seu mestrado teve ênfase na trajetória histórica do Hospital de Clínicas da UNICAMP realizado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Doutorou-se pela Universidade Estadual de Campinas com ênfase no Aprimoramento ao Profissional de saúde. Atuou como coordenadora dos programas de serviço social da UNICAMP, desenvolvendo trabalhos ambulatoriais, de ensino e pesquisa. Já pela PUC-Campinas atua como docente, sendo atualmente diretora da Faculdade de Serviço Social. Outras coordenações também fazem parte de sua atuação profissional, como: O Curso de Extensão Universitária da Faculdade de Serviço Social do ISCA-LIMEIRA; Coordenadoria dos Módulos & Correntes Filosóficas e Serviço Social e Educação em Saúde do curso de aprimoramento Profissional em Serviço Social da FUNDAP/FCM/UNICAMP. Além de ser membro da Diretoria da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL – ABEPSS e do corpo editorial da Revista Serviço Social & Saúde do Hospital de Clínicas da Universidade estadual de Campinas. Pelo seu trabalho recebeu o prêmio de Honra ao Mérito em comemoração ao JUBILEU DE PRATA da UNIVERSIDADE DA 3ª IDADE da PUC-Campinas, também os prêmios de Reconhecimento pelo trabalho realizado junto aos Servidores de Campinas, pelo EGDS e ao Grupo Flor da Terceira Idade do HOSPITAL DAS CLINICAS DA UNICAMP. Participa de bancas examinadoras de concursos.

 

Serviço:
III Encontro para a Discussão sobre os Cenários da Educação Superior
Data: 14/06/2017
Horário: Das 19h30 às 21h
Público: Gestores, professores e funcionários
Valor: Gratuito
Local: Auditório Agnelo Rossi, no CCHSA, no Campus I – (Rodovia Dom Pedro I, Km 136, Parque das Universidades – Campinas/SP).

 

 



Silvia Perez de Freitas
14 de junho de 2017