Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Palestras abrem Campanha da Fraternidade 2019 na Universidade

Uma palestra no Auditório Cardeal Agnelo Rossi, no Campus I, na manhã de quarta-feira, 27 de março, deu início à Campanha da Fraternidade 2019 na Universidade. No evento, o Prof. Dr. Luís Renato Vedovato, da Faculdade de Direito, falou sobre direitos humanos, e o Prof. Dr. Pe. José Antônio Boareto, da Faculdade de Teologia, falou sobre a “Dignidade Humana a partir da Doutrina Social da Igreja”.

Também estiveram presentes e falaram na abertura do evento o Vice-Reitor, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, e o Monsenhor José Eduardo Meschiatti, Administrador Diocesano de Campinas.

O Monsenhor Meschiatti destacou o fato de a Campanha da Fraternidade estar completando 55 anos e de ser uma importante pauta anual de reflexões para a sociedade e para o governo. “Neste ano a campanha tem uma pauta mais teórica, mas já estamos tendo uma boa repercussão. Grupos leigos já percorreram 60 paróquias da cidade discutindo o tema ‘políticas públicas’. O prefeito de Campinas e também vereadores já se pronunciaram sobre a pauta”, disse.

O Vice-Reitor destacou a importância de a Campanha chegar à Universidade. “A Universidade é um grande laboratório para entender a sociedade. E, se ela não ajuda a construir uma sociedade melhor, não está cumprindo seu papel”, afirmou. Ele também incentivou a participação dos alunos. “É próprio da juventude pensar diferente, ‘fora da caixinha’, como se costuma dizer. Assim, pode apresentar soluções para os problemas que enfrentamos”, disse.

O Padre Boareto analisou em sua palestra a doutrina social da Igreja e a dignidade humana. Nela, ele salientou a importância de os fiéis não ficarem omissos em relação à responsabilidade como cidadãos. E lembrou que lutar por direitos humanos não é uma questão partidária, mas de cidadania.

O Prof. Luís Vedovato também falou sobre a Campanha da Fraternidade e sobre a importância do Direito nas políticas públicas e na defesa do direito dos cidadãos. “Um dos méritos da Campanha deste ano é trazer de volta ao debate a questão dos direitos humanos, tirando ela da questão política partidária. Infelizmente, os direitos humanos são colocados por muitos como a defesa de criminosos e tratados como um problema. Agora estamos vivendo um novo nível de ataques, em que os próprios direitos dos cidadãos estão sendo questionados e até decisões judiciais passam a ser deslegitimadas”, disse.

A Campanha da Fraternidade na Universidade fará um novo evento no próximo dia 29 de março, no Auditório da Biblioteca, do Campus II, das 8h30 às 10h. O tema será “Políticas Públicas, Saúde e Bem Comum”. Os palestrantes do dia serão a Profa. Me. Mariana Reis Santimaria, da Faculdade de Fisioterapia, que abordará a “Saúde a partir do Texto-Base da CF 2019”, e o Prof. Dr. Pe. José Antônio Boareto, que falará sobre “O Bem Comum a partir da Doutrina Social da Igreja”.

A organização é do Núcleo de Fé e Cultura, da Pastoral Universitária e da CACI (Coordenadoria Geral de Atenção à Comunidade Interna).



Marcelo Andriotti
27 de março de 2019