Palestra aborda dados e tendências da geração jovem do Brasil na atualidade

Marcus Barão, presidente do Conselho Nacional da Juventude do Brasil, apresentou o Atlas das Juventudes

A PUC-Campinas realizou na noite de 24 de janeiro uma palestra com Marcus Barão, dentro da programação do Planejamento Acadêmico-Pedagógico do 1º Semestre 2023. O palestrante é presidente do Conselho Nacional da Juventude do Brasil, Coordenador Geral do Atlas das Juventudes e do Juventudes do Agora, além de Consultor para a temática de políticas públicas de juventude.

Barão também foi Presidente do Fórum da Juventude da CPLP e nos últimos 15 anos liderou projetos e organizações no Brasil e em diferentes partes do mundo. Em 2021 foi nomeado Embaixador Global da Ubuntu United Nations, iniciativa para capacitar, inspirar e mobilizar jovens em 193 países.

Ele falou sobre o Atlas das Juventudes, que levanta dados sobre os jovens brasileiros e busca propostas para a resolução de problemas atuais e futuros que afetam essa faixa da população. E aborda especialmente a questão da educação voltada para os jovens brasileiros.

O palestrante destaca que o Brasil conta atualmente com 50 milhões de jovens, a maior geração juvenil da história do país, muitos deles sem oportunidades de trabalho e de estudo. E essa parte da população tem papel fundamental para o futuro do Brasil.

Barão alertou que estamos vivendo uma janela única que não pode ser desperdiçada por falta de educação, treinamento e oportunidades de trabalho. Isso pode fazer a diferença entre o Brasil entrar no primeiro mundo ou não. E os reflexos não seriam só econômicos, mas também culturais e sociais.

O consultor atertou que para realizar esse trabalho é preciso ter dados confiáveis, mas isso não era uma realidade. Por isso, decidiu enfrentar o desafio de reunir informações que suprissem essa lacuna de dados, que resultou no Atlas das Juventudes.

No final da palestra, ele entregou para a PUC-Campinas o Juventude do Agora, o resultado do pesquisas que oferece diretrizes e bases para uma política de estado da juventude.

“Esse documento contribuirá para pensar na Universidade sobre esse fenômeno. Podemos estar diante de uma tragédia para o Brasil que é perder toda uma geração durante esse bônus demográfico que estamos vivendo e devemos evitar isso”, disse o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

A Pró-Reitora de Graduação Cyntia Belgini Andretta também destacou a importância das informações reunidas sobre a juventude brasileira para o planejamento dos trabalhos acadêmicos na PUC-Campinas.

“O trabalho de organização e coleta de dados sobre as juventudes apresentado, a preocupação deles, o que eles são, como são, é muito importante pra gente que trabalha com esse público na Universidade. Esses dados coletados e analisados no Atlas da Juventudes, e as diretrizes de políticas públicas do Juventude do Agora, são de grande utilidade para nosso planejamento acadêmico”, disse a Pró-Reitora.

Marcelo Andriotti
25 de janeiro de 2023