Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas celebra 90 anos em apresentação na Universidade

Espetáculo resgata história com a PUC-Campinas, que manteve financeiramente a Orquestra no início da década de 60

O Auditório Dom Gilberto da PUC-Campinas foi palco, na última sexta-feira, 03 de maio, para o concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, que celebra 90 anos de existência em 2019. A apresentação reuniu alunos, professores, funcionários e membros da comunidade externa.

O espetáculo marcou a trajetória de nove décadas da Orquestra Sinfônica, uma das mais antigas em atividade no Brasil. Até dezembro, as comemorações vão contemplar 13 programas em 26 concertos, que serão apresentados no Teatro Municipal José de Castro Mendes, em Campinas.

Na PUC-Campinas, contudo, o concerto resgatou um capítulo importante da história. Em 1963, um projeto idealizado por Monsenhor Emílio José Salim, à época reitor da instituição, permitiu que a Orquestra fosse mantida com recursos da Universidade. Por um período de quase dois anos, ficou conhecida como Orquestra Sinfônica Universitária, contando com a participação de alunos, que constituíram grande parte dos primeiros e segundos violinos do grupo.

O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, frisou que receber a apresentação foi motivo de orgulho, tamanha a representatividade deste patrimônio cultural para a cidade. “Ajuda a manter vivas as raízes com a PUC-Campinas, que colaborou para a consolidação da Orquestra Sinfônica. Além disso, fortalece o nosso compromisso institucional de fomentar as atividades artísticas e culturais”, complementou.

A obra “Música Aquática”, do compositor alemão Georg Friedrich, cuja estreia ocorreu em 1717 em um concerto encomendado pelo Rei Jorge I e executado sobre o Rio Tâmisa, foi a escolhida para a apresentação na Universidade. O espetáculo foi regido pelo conterrâneo e maestro Erich Lehninger, que conduziu mais de 30 músicos. Outras 18 pessoas trabalharam nos bastidores.

Confira aqui a galeria de fotos.