Orquestra celebra 81 anos da PUC-Campinas com trilhas de cinema e reforça ligação forte da Universidade com a arte

Maestro Jetro Meira de Oliveira conduziu a Orquestra Sinfônica do Unasp em espetáculo com trilhas de cinema: um tributo a John Williams

A Orquestra Sinfônica do Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo) trouxe na noite desta terça-feira, 7 de junho, um tributo a John Williams, com trilhas de cinema, em homenagem ao aniversário de 81 anos da PUC-Campinas. O espetáculo aconteceu no auditório do Campus I da Universidade.

Toda a comunidade acadêmica se emocionou com as canções que brindaram mais um ano da PUC-Campinas. Para o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, a apresentação foi um presente para todos. Segundo ele, a música e a arte andam de mãos dadas com a Universidade desde o início. “Esse presente faz com que a Universidade olhe para a sua história e encontre, desde seu início, em 1941, a presença das artes na formação dos nossos estudantes, seja pela poesia, pela literatura, pela música ou pelas artes plásticas”. E finalizou com a lembrança do Papa Francisco. “A música consegue tecer aquilo que o Papa Francisco sempre tem destacado. A relação intergeracional.  Não tem música antiga, a música sempre é, de geração em geração, e ela faz com que uma geração entenda a outra também pela música”, completou.

Para o maestro, tocar no aniversário da PUC-Campinas foi especial. Ele agradeceu o convite e fez questão de expressar a felicidade do momento. “Nos sentimos muito especiais de sermos os convidados para esse evento dos 81 anos da PUC-Campinas. E, para nós, foi mais intenso e especial, depois de dois anos de pandemia, fazermos o que mais gostamos de fazer, que é tocar ao vivo para as pessoas”, comenta.

A Diretora do Colégio Pio XII, Profa. Silvana de Fátima Ribeiro da Cruz, também acompanhou de perto e se disse honrada em fazer parte de uma história tão importante e sólida na educação. “É um privilégio fazer parte dessa Universidade depois de um tempo tão difícil que vivemos. A PUC é uma grande Universidade, que contribui com a sociedade. E com o Colégio Pio XII, temos uma parceria muito bonita”.

Os alunos que estiveram presentes no auditório relataram a alegria de fazer parte das comemorações e de conhecer um pouco da história da PUC-Campinas. “Fazer parte um pouco dessa comemoração, saber como foi a história e hoje fazer parte disso depois de tanto tempo, pensar que tantos professores nossos também se formaram aqui, é bastante especial. É muito gostoso que a faculdade esteja incluindo os alunos nisso”, afirmou Juliana Paganucci, estudante de Relações Públicas.

Confira a apresentação completa aqui: https://vimeo.com/718433246

Carlos Giacomeli