Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

No próximo sábado, dia 24 de setembro, às 09h00, na Catedral de Campinas, Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano, preside a celebração de Ordenação Presbiteral do Diác. Jamil Cury Sawaya.

A ordenação se reveste de uma expectativa e alegria especial, pois será o primeiro Diácono Permanente a ser Ordenado Presbítero na Arquidiocese de Campinas. Na sexta-feira, dia 23, na Missa das 18h15, também na Catedral, o Diác. Jamil fará a sua Profissão de Fé.

A Igreja ordena homens casados para o primeiro grau do Sacramento da Ordem, que é o Diaconato. Esses homens, entretanto, só poderão ser ordenados presbíteros caso fiquem viúvos e façam um pedido formal ao Bispo local, que poderá ou não aceitar essa solicitação.

O dia 18 de março de 2015 foi de profunda dor e tristeza para o Diác. Jamil e seus três filhos, André Luís, Cristiane e Daniele. Na tarde desse dia, no Hospital Vera Cruz, em Campinas, faleceu a sra. Elizabeth Franzini Sawaya, esposa e mãe, querida por toda a Igreja de Campinas, pelo sua atuação com agente de pastoral ao longo de tantos anos.

No início de 2016, depois de um período de intensa oração pessoal e de aconselhamento com os filhos e amigos, o Diác. Jamil dirigiu a Dom Airton o seu pedido para que pudesse ser ordenado presbítero. Dom Airton consultou o Conselho de Presbíteros e aceitou o pedido do Diác. Jamil para que ele continue a sua Missão de servir a Deus, sua Igreja e seu povo, agora como Padre. Damos graças a Deus e rezamos unidos a toda a Igreja para que o Padre Jamil receba abundantes bênçãos para exercer com amor e perseverança essa nova Missão que lhe é confiada.

O Diác. Jamil Cury Sawaya nasceu em São Paulo, SP, no dia 06 de dezembro de 1946, filho de Jamil Pedro Sawaya e Leonor Cury Sawaya. Casou-se no dia 05 de janeiro de 1973 com Elizabeth Franzini Sawaya e tem três filhos: André Luís, Cristiane e Daniele. Fez o ensino fundamental e médio no Seminário da Imaculada de Campinas. É formado em Filosofia e Pedagogia e em Teologia pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção, SP. Ocupou vários cargos em diversos Colégios Católicos de Campinas, como Direção e Coordenação Pedagógica. Na PUC-Campinas foi Vice-diretor do Instituto de Filosofia, onde se firmou pela primeira vez o contrato entre a PUC e os formadores responsáveis pelas Congregações e Dioceses – ISFIC. Ocupou por duas gestões o cargo de Diretor da Faculdade de Educação, onde implantou o Curso de Mestrado em Educação. Foi Pró-Reitor de Graduação. Na Arquidiocese de Campinas participou desde os fins dos anos 60 da Comissão Arquidiocesana de Liturgia, Música e Artes Sacras – CALMAS; participou de todas as Assembléias Diocesanas e da Revisão Ampla; é Coordenador da Comissão Arquidiocesana de Liturgia. Assessora pedagogicamente a Escola de Formação Teológico-pastoral Imaculada Conceição e é Coordenador de Pastoral do Colégio Notre Dame de Campinas. Foi ordenado Diácono Permanente da Arquidiocese de Campinas no dia 27 de maio de 2007, pelas mãos de Dom Bruno Gamberini, e nomeado para exercer o ministério diaconal na Catedral Metropolitana.

(Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Campinas)



Amanda Cotrim
15 de setembro de 2016