Observatório registra aumento de 1,78% na cesta básica em Campinas

Entre os maiores aumentos de preços registrados no mês estão os do tomate e da batata

O Observatório PUC-Campinas publica seu segundo estudo sobre o custo da cesta básica e variações de preços na cidade de Campinas, referentes ao mês de outubro de 2022, sob coordenação do Prof. Me. Pedro de Miranda Costa. A Universidade iniciou em setembro essa nova linha de estudos dentro do Observatório, que realiza uma série de análises econômicas e sociais das cidades da Região Metropolitana de Campinas a partir de dados oficiais.

No mês de outubro, o custo da cesta básica foi de R$ 712,12. Isso representa uma alta ajustada de 1,78% em relação ao mês anterior e uma alta absoluta de 3,41%. Esse segundo índice teve um percentual maior devido a um ajuste de levantamento de preços com a alteração de um dos itens. Entre os maiores aumentos de preços registrados no mês estão o do tomate e da batata.

Clique aqui para ver estudo completo

O salário-mínimo necessário, considerando duas pessoas adultas e duas crianças, e ainda considerando o consumo das duas crianças igual ao de um adulto, é de R$ 2.136,37.

Para captação e análise de dados, segue-se metodologia do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) em relação aos 13 itens de alimentação e quantidades conforme região do país. Os preços foram coletados em 28 estabelecimentos da cidade de Campinas entre os dias 17 e 24 de outubro.

Marcelo Andriotti
11 de novembro de 2022