Observatório PUC-Campinas registra melhora econômica da RMC

Crescimento ocorre apesar dos problemas causados pela dependência das importações de insumos externos

O Observatório PUC-Campinas analisou dados da Balança Comercial da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O estudo coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Ricardo da Silva Oliveira com auxílio de João Pedro Toledo Tricoli utilizou como base dados do Ministério da Economia. Eles registraram um aumento de 15,95% nas exportações e crescimento de 26,62% nas importações da RMC, resultando em um percentual de 32,63% no déficit regional para o mês de maio 2022.

Clique aqui para ver estudo completo

Além dos dados quantitativos, agregados e desagregados por município, o estudo apresenta a qualificação da pauta de exportação e importação da RMC a partir de cruzamentos dos dados de comércio com os índices de Complexidade de Produtos, calculados pelo Observatório de Complexidade Econômica do MIT Mídia Lab1.

Outros dados apontados pelo estudo foi o da participação nas importações e exportações da participação da RMC no Estado de São Paulo, que foi de 21,91% e 8%, respectivamente.

Entre os produtos exportados, destaca-se o crescimento do valor das exportações de geradores elétricos e conversores rotativos para motores, máquinas construção civil e medicamentos.

Entre os importados, destaca-se o aumento do valor importado de inseticidas e produtos agrícolas, compostos heterocíclicos com nitrogênio e circuitos eletrônicos. Houve aumento das exportações para todos os principais destinos.

“Em suma, apesar dos problemas estruturais do déficit comercial regional causados pela dependência das importações de insumos externos, os dados mensais evidenciam melhora da atividade do setor externo da RMC, em relação ao mesmo período do ano anterior. É importante ressaltar que as estatísticas de volume de comércio, baseadas em valores monetários, sofrem efeitos inflacionários importantes no período”, disse o Prof. Paulo.

Marcelo Andriotti
20 de junho de 2022