Observatório PUC-Campinas registra diminuição de exportações e importações na RMC

Região Metropolitana de Campinas está com queda na atividade industrial

Estudo do Observatório PUC-Campinas sobre a balança comercial da Região Metropolitana de Campinas (RMC) no mês de setembro apontou para uma diminuição de -17,25% nas exportações e de -29,27% nas importações, resultando em queda de -33,9% no déficit comercial regional.

O estudo é coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Ricardo da Silva Oliveira, tendo como assistente técnico João Lucas Alves da Silva. Os dados utilizados nas análises são da base do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além dos dados quantitativos, agregados e desagregados por município, apresenta-se a qualificação da pauta de exportação e importação a partir de cruzamentos dos dados de comércio com os Índices de Complexidade de Produtos (PCI), calculados pelo Observatório de Complexidade Econômica do MIT Media Lab.

“A redução das importações pode estar relacionada à queda no valor importado tanto de bens acabados como bens intermediários. Reduções expressivas na importação de bens intermediários indicam, em geral, queda do ritmo da produção industrial”, disse o Prof. Paulo.

Clique aqui para ver o estudo completo

As análises mais recentes do Observatório PUC-Campinas apontam para um ano de queda expressiva nas importações (-20,65%) e leve queda das exportações (-3,86%). Em relação às últimas previsões, nota-se que os dados de comércio internacional do mês 09/2023 indicaram uma piora na taxa de variação das importações previstas no ano (previsão anterior era de queda de 19,32%). As previsões das exportações também apresentaram uma piora com os dados deste mês (previsão anterior era de queda de 0,43%).

“Além dos problemas estruturais do déficit comercial regional causados pela dependência das importações de insumos externos, as exportações mostram piora da atividade do setor externo da RMC em relação ao mesmo período do ano anterior”, diz o professor.

Entre as informações analisadas, também se destacam:

As participações nas importações e exportações do estado de São Paulo foram, respectivamente, de 21,87% e 6,33%, sendo a participação nas importações do estado a menor desde 2016 e a menor dos últimos 10 anos;

Em 12 meses:

1. Diminuição de -0,54% nas exportações e diminuição de -11,8% nas importações da RMC, resultando em queda de -16,86% no déficit comercial regional;

2. Queda do valor das exportações de automóveis, pneus e partes de motores;

3. Queda do valor importado de agroquímicos, compostos heterocíclicos de nitrogênio e circuitos eletrônicos;

4. Diminuição relativa das exportações para a maioria dos principais destinos, com destaque para China e Bélgica;

5. Diminuição relativa das importações para a maioria das principais origens, com destaque para China, Japão e França.

Marcelo Andriotti
9 de outubro de 2023