Observatório PUC-Campinas publica estudo sobre cesta básica em maio

O custo foi de R$ 732,94, significando uma alta de 1,29% em relação a abril

O Observatório PUC-Campinas publica o custo da cesta básica e variações de preços na cidade de Campinas, referentes ao mês de maio de 2023. O estudo é coordenado pelo Prof. Me. Pedro de Miranda Costa, tendo como assistente Ana Clara Brilha da Silva

Em maio a cesta básica teve um custo de R$ 732,94, significando uma alta de 1,29% em relação a abril. O acréscimo ao custo da cesta foi de R$ 9,36.

Em maio entrou em vigor um novo salário-mínimo (passou de R$ 1.302,00 para R$ 1320,00). Porém, considerando-se o custo da Cesta e a preconização de que o salário-mínimo seja suficiente para a aquisição de três cestas, o valor do “Mínimo” necessário deveria ser de R$ 2.198,82. Ainda, com os valores atualizados, uma só Cesta compromete 55,5% do valor do salário-mínimo vigente.

Clique aqui para ver estudo completo

Dos 13 itens pesquisados, nove apresentaram alta em seus preços, e quatro apresentaram queda. Dentre as altas, destacam-se a Farinha (5,70%), Carne e Pão Francês (3,24% e 2,67% respectivamente). Estes dois últimos são importantes dados seus pesos na composição da cesta. Em relação às reduções destacaram-se o Óleo de Soja e a Batata, com reduções na casa dos 8%. Já o Óleo e a Batata têm participações menores na composição da cesta.

No comparativo com as 17 capitais cujos custos da cesta básica são apurados pelo Dieese, Campinas coloca-se em 5º lugar. Campinas esteve entre as sete cidades em que houve alta no custo da cesta básica. Destaca-se o fato de que dentre as 18 cidades consideradas, em apenas seis delas a oscilação foi superior a 1 ponto percentual.

O custo da Cesta desde o mês de setembro/22 – quando o Observatório PUC-Campinas iniciou o acompanhamento da Cesta – acumula uma elevação de 6,31%, equivalente a uma variação média mensal de 0,77%.

Já no ano de 2023 a variação é negativa (-2,78%), uma vez que o valor atual da Cesta é inferior aos R$ 754,00 apurados em dez/22.

Nos próximos dias, em publicação extra, o Observatório PUC-Campinas divulgará comparativos e evolução dos preços com nível de detalhamento dos produtos componentes da cesta básica.

Marcelo Andriotti
13 de junho de 2023