Observatório PUC-Campinas divulga análises da balança comercial de julho

Os resultados apontam para um ano de queda expressiva nas importações

O Observatório PUC-Campinas divulgou o estudo com análises dos principais dados da balança comercial da RMC para o mês julho de 2023. No mês, houve uma diminuição de -2,62% nas exportações e de -30,21% nas importações da RMC, resultando em queda de -40,25% no déficit comercial regional. O estudo é coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Ricardo da Silva Oliveira, tendo como assistente técnico João Lucas Alves da Silva.

Nos últimos 12 meses, entretanto, houve um aumento de 4,55% nas exportações e diminuição de -2,73% nas importações da RMC, resultando em queda de -6,1% no déficit comercial regional. Destaca-se o crescimento do valor das exportações de tratores, medicamentos e partes e acessórios de motores.

“Além dos problemas estruturais do déficit comercial regional causados pela dependência das importações de insumos externos, as exportações mostram piora da atividade do setor externo da RMC em relação ao mesmo período do ano anterior”, disse o professor Paulo.

As análises apontam para um ano de queda expressiva nas importações (-22,28%) e de leve aumento das exportações (1,15%). Em relação as últimas previsões, nota-se que os dados de exportação do mês 07/2023 indicaram uma aceleração na taxa de queda das importações previstas no ano (previsão anterior era de queda de 20,72%), e uma redução um pouco menor das importações (previsão anterior era de aumento de 3,71%).

“O contexto de tendência de redução das importações pode ter base na queda dos principais produtos importados pela RMC, mas também pode indicar desaceleração no ritmo da produção industrial”, avalia o professor.

Os dados utilizados nas análises são da base do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além dos dados quantitativos, agregados e desagregados por município, apresenta-se a qualificação da pauta de exportação e importação da RMC a partir de cruzamentos dos dados de comércio com os Índices de Complexidade de Produtos (PCI), calculados pelo Observatório de Complexidade Econômica do MIT Media Lab.

Confira o estudo completo clicando aqui

Dentre as informações analisadas, destacam-se:

Em 07/2023:

1. Diminuição de -2,62% nas exportações e diminuição de -30,21% nas importações da RMC, resultando em queda de -40,25% no déficit comercial regional;
  2. As participações nas importações e exportações do estado de São Paulo (SP) foram de 20,15% e 6,82%, respectivamente, respectivamente representando uma redução na participação da RMC tanto nas importações quanto nas exportações do estado em relação ao mesmo período do ano anterior;

Em 12 meses:

1. Aumento de 4,55% nas exportações e diminuição de -2,73% nas importações da RMC, resultando em queda de -6,1% no déficit comercial regional;
  2. Destaca-se o crescimento do valor das exportações de tratores, medicamentos e partes e acessórios de motores;
  3. Destaca-se o crescimento do valor importado de compostos heterocíclicos de nitrogênio, ácidos nucleicos e seus sais e sangue humano e animal para uso terapêutico e vacinas;
  4. Houve aumento relativo das exportações para apenas metade de todos os principais destinos, com destaque para Estados Unidos, México e Paraguai;
  5. Houve queda relativa das importações de praticamente todas as principais origens, com destaque positivo para Alemanha e México.

Marcelo Andriotti
9 de agosto de 2023