Observatório PUC-Campinas detecta queda expressiva em importações na RMC

Estudos também registraram um aumento tímido das exportações

Análises recentes do Observatório PUC-Campinas apontam para um ano de queda expressiva nas importações (12,76%) e aumento tímido das exportações (0,77%) na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Em relação as últimas previsões, nota-se que os dados de exportação do mês de abril 2023 indicaram uma desaceleração na taxa de crescimento das exportações.

“O contexto de tendência de queda das importações pode ter base na queda dos preços globais dos principais produtos importados pela RMC, mas também pode indicar desaceleração no ritmo da produção industrial”, disse o Prof. Dr. Paulo Ricardo Oliveira, que coordena os estudos do Observatório relativo à balança comercial da RMC.

Veja estudo completo clicando aqui

Nos dados levantados em maior relativos ao mês de abril, houve diminuição de -6,47% nas exportações e diminuição de -6% nas importações da RMC, resultando em queda de -5,7% no déficit comercial regional;

As participações nas importações e exportações do estado de São Paulo foram de 20,57% e 7,54%, respectivamente, representando um pequeno aumento na participação da RMC tanto nas importações quanto nas exportações em relação ao mesmo período do ano anterior, entretanto, são valores normais considerando os últimos dez anos;

Em 12 meses, entretanto, houve aumento de 12,71% nas exportações e aumento de 13,11% nas importações da RMC, resultando em alta de 13,3% no déficit comercial regional. Destaca-se o crescimento do valor das exportações de tratores, medicamentos e automóveis de passageiros.

Houve também crescimento do valor importado de compostos heterocíclicos de nitrogênio, ácidos nucleicos e seus sais e medicamentos;

Foi registrado aumento relativo das exportações para praticamente todos os principais destinos, com destaque para Argentina, Estados Unidos, México e Paraguai. Também foi verificado aumento relativo das importações de apenas algumas das principais origens, com destaque para China, Estados Unidos, Alemanha e México.

Metodologia

Este informativo apresenta e discute os principais dados da balança comercial da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para o mês 04/2023. Os dados utilizados nas análises são da base do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além dos dados quantitativos, agregados e desagregados por município, apresenta-se a qualificação da pauta de exportação e importação da RMC a partir de cruzamentos dos dados de comércio com os índices de Complexidade de Produtos (PCI), calculados pelo Observatório de Complexidade Econômica do MIT Mídia Lab.

Marcelo Andriotti
11 de maio de 2023