Observatório PUC-Campinas aponta alta de 0,26% na cesta básica em setembro

Mas a variação do preço dos itens da cesta em Campinas caiu 7,96% em 2023

O Observatório PUC-Campinas publica o custo da cesta básica e variações de preços na cidade de Campinas, referente ao mês de setembro de 2023. O estudo é coordenado pelo Prof. Me. Pedro de Miranda Costa com assistência de Ana Clara Brilha da Silva. Ela apresentou valor de R$ 694,01, elevando-se 0,26% em relação ao mês de agosto. Em reais a cesta ficou R$ 1,79 mais cara.

A cesta volta a ter um aumento após três meses consecutivos de queda. Mas em relação ao ano de 2023 a variação do preço da cesta é negativa em 7,96% refletindo justamente o decréscimo de custo após o pico ao final de 2022.

Clique aqui para ver estudo completo

No comparativo com 17 capitais, Campinas foi uma das quatro cidades nas quais o custo da sesta oscilou positivamente. As outras 14 capitais apresentaram redução no preço da cesta, ainda que a maioria delas na faixa dos 2 pontos percentuais.

Considerando-se o custo da cesta e a preconização de que o salário-mínimo seja suficiente para a aquisição de três cestas, o valor do salário mínimo necessário deveria ser de R$ 2.082,84. Ainda, com os valores atualizados, uma só cesta compromete 52,6% do valor do salário-mínimo vigente.

Um ano

A pesquisa da cesta básica em Campinas, por meio do Observatório PUC-Campinas completa um ano. Em virtude disso será publicado, nos próximos dias, estudo com a evolução dos itens ao longo do período.

Também passarão a ser disponibilizadas as séries dos dados referentes aos preços médios e custo na cesta de cada um dos 13 produtos, ficando à disposição da comunidade para informação e estudos.

A cesta básica no mês de setembro/22 (quando o Observatório PUC-Campinas iniciou o acompanhamento) tinha um custo de R$ 689,43. Em um ano, e considerando somente a comparação entre essas duas datas, a cesta ficou R$ 4,58 mais cara, acumulando variação de 0,66%. Porém, durante esta trajetória houve altas importantes, principalmente nos últimos meses de 2022, que levou a cesta e apresentar um pico de R$ 756,00 em janeiro de 2023.

Marcelo Andriotti
11 de outubro de 2023