O século que abalou o Mundo: histórias da Revolução Russa (1917 – 2017)

No dia 26 de outubro, às 19h20 no prédio H02 – sala 900, o Prof. Dr. Lindener Pareto e a Profa. Dra. Glaucia Fraccaro, Docentes da Faculdade de História da PUC-Campinas, proferirão a palestra “O século que abalou o Mundo: histórias da Revolução Russa (1917-2017)”.

No formato de aula especial, ministrada por dois professores simultaneamente, a palestra tem por objetivo debater o Centenário de Revolução Russa (1917-2017), suscitando a reflexão sobre o papel da Revolução no pensamento político mundial e na construção de utopias e distopias. Serão exibidos trechos de filmes que promovam tanto a ilustração do tema, como funcionem como documento histórico. Os professores demonstrarão a forma de análise histórica de materiais tidos como “pouco tradicionais” no ofício do historiador.

O evento também destacará os projetos de emancipação da humanidade conectados com as experiências de guerra e barbárie; envolverá conteúdos programáticos de História Contemporânea com reflexões historiográficas recentes, somadas a pesquisas ainda pouco conhecidas sobre a História das Mulheres, além de contemplar temática bastante provável de ser abordada no ENADE.

Palestra: O século que abalou o Mundo: histórias da Revolução Russa (1917-2017)

Data: 26/10/2017

Local: no prédio H02 – sala 900