Escolher bem os alimentos que compõem o cardápio das escolas e creches para que a merenda escolar seja rica em valores nutricionais, atraente para as crianças e ainda evitar o desperdício de alimentos. Esses são alguns dos objetivos que motivaram alunos e professores da Faculdade de Nutrição da PUC-Campinas a desenvolver o Programa Investindo em Qualidade para orientar, capacitar e supervisionar as equipes de merendeiras da cidade de Artur Nogueira. Este ano a atividade ocorre em 23 escolas do município, sendo cinco creches, quatro escolas de ensino infantil, 14 escolas de ensino fundamental – das quais nove municipais e cinco estaduais. No ano passado, cerca de 5.636 crianças foram beneficiadas por essa iniciativa. O trabalho será realizado ao longo de todo o ano e conta com a participação de 10 estagiários do quarto ano da Faculdade de Nutrição sob a orientação da professora Sonia Maria Ferreira Silva.

Mais informações:
Questões como desperdício de alimentos, gêneros enviados às escolas e não utilizados pelas merendeiras, sobra de alimentos preparados sem destino de uso, cardápios precisando de atualização e composição nutricional de acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) são algumas das questões diagnosticadas pelos alunos e que serão trabalhadas ao longo do ano. Norteado pelas diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) o Programa da Universidade tem o objetivo de atender às necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência na escola.

As atividades serão realizadas durante todo o ano letivo de 2007, divididas em quatro etapas, realizadas em cada bimestre. Diagnóstico do Programa de Alimentação da cidade, já realizado, orientará o restante do trabalho. “Faremos encontros técnicos com o grupo de nutricionistas além de capacitar as merendeiras”, explicou coordenadora da atividade Sônia Maria Ferreira Silva. Ainda de acordo com a professora, no final do trabalho será desenvolvido um Manual de Boas Práticas, um Concurso de Receitas, além de dinâmicas para valorização e auto-estima das merendeiras.

Além dessa atividade na cidade de Artur Nogueira, outras cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) contam com a parceria da Faculdade de Nutrição da PUC-Campinas. Nesse sentido, alunos e professores dão apoio técnico-científico em alimentação escolar, alimentação institucional, centros de saúde, nutrição clínica, nutrição para grupos específicos, como no envelhecimento e na atividade física.

24 de maio de 2007