Colóquio do Núcleo de Fé e Cultura da PUC-Campinas discute educação e paz

Evento foi realizado dias 9 e 10 de novembro no auditório do Campus I

O Núcleo de Fé e Cultura da PUC-Campinas realizou, dias 9 e 10 de novembro, o colóquio “Educação Para a Solidariedade e Para a Paz à Luz da Encíclica Fratelli Tutti”, com proposta relacionada à Campanha da Fraternidade 2022. O objetivo foi refletir sobre a Educação a partir da pedagogia de Jesus Cristo e também com o conteúdo da Encíclica Fratelli, do Papa Francisco.

O encontro foi aberto com a conferência:  “Educação para a Paz à luz da Encíclica Fratelli Tutti”, com o Eminentíssimo Cardeal Dom Paulo Cézar Costa, Arcebispo de Brasília. “É um tema fundamental hoje. A construção da paz tem que ser levada adiante. Principalmente hoje na sociedade brasileira. Nós assistimos uma sociedade polarizada e que precisa de pontes, construtores da paz. Nesse tempo, o pensamento do Papa Francisco tem muito a nos dizer. Todos nós somos chamados nesse momento a sermos protagonistas da paz”, comentou o Cardeal.

A abertura contou com a presença do Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, o Vice-Reitor Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, do Secretário de Justiça de Campinas, Peter Panutto – representando o prefeito Dário Saadi – e do Bispo Auxiliar de São Carlos, Dom Eduardo Malaspina.

“O Núcleo de Fé e Cultura, nestes sete anos de existência, tem contribuído com a qualificação da Universidade, promovendo colóquios como o de hoje, que provocam a reflexão sobre a relevância da Universidade no mundo contemporâneo. Nosso desafio é construir a Universidade Católica sob a luz da verdade, sob os valores da fraternidade da paz e da justiça”, disse o Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, Reitor da PUC-Campinas.

No segundo dia do encontro, a palestra foi com o Prof. Dr. Pe. José Antonio Boareto, da Faculdade de Teologia da PUC-Campinas, que falou sobre “Educar Para uma Cultura da Solidariedade Responsável”. O tema faz parte de pesquisas do professor sobre as teorias de Paulo Freire e sua relação com os ensinamentos cristãos. Os colóquios do Núcleo de Fé e Cultura são realizados anualmente com temas ligados à religião, filosofia e educação.

Marcelo Andriotti
11 de novembro de 2022