Novos pró-reitores, decanos e diretores tomam posse em cerimônia na Universidade

Com reestruturação, Universidade ganhou novas pró-reitorias e centros se transformaram em escolas

A PUC-Campinas deu posse na manhã de quarta-feira (01) aos novos pró-reitores, decanos e diretores de cursos em uma cerimônia realizada no auditório do Campus I. O evento também marcou o início de implantação da nova estrutura administrativa adotada pela Universidade com o objetivo de dar maior agilidade e eficiência a todas as atividades da Instituição.

Clique aqui para ver o vídeo da posse

Estiveram presentes na posse o Arcebispo Metropolitano de Campinas e Grão-Chanceler da PUC-Campinas Dom João Inácio Müller, o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, o Vice-Reitor Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, o Secretário-Geral Prof. Dr. Luís Arlindo Feriani Filho e a Pró-Reitora de Graduação Cyntia Belgini Andretta.

Inicialmente tomaram posse os pró-reitores das novas pró-reitorias da Universidade. A Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira assumiu a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, a Profa. Dra. Camila Brasil a Pró-Reitoria de Inovação, o Prof. Dr. Rogério Bazi a Pró-Reitoria de Educação Continuada e o Prof. Dr. Victor de Barros Deantoni a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Serviços Compartilhados.

Além das novas pró-reitorias, também houve mudanças nos centros, que tiveram ampliação de cinco para seis, alteração de nome para escolas e que serão comandadas por decanos. O Prof. Dr. José Gonzaga Teixeira de Camargo foi empossado como decano da Escola de Ciências da Vida, o Prof. Me. Sérgio Roberto Pereira da Escola Politécnica, o Prof. Dr. Pe. Adriano Broleze da Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais, o Prof. Dr. Jonathas Magalhães Pereira da Silva da Escola de Arquitetura, Artes e Design, o Prof. Me. Eduardo Frare da Escola de Economia e Negócios e o Prof. Me. Lindolfo Alexandre de Souza da Escola de Linguagem e Comunicação.

O arcebispo D. João ressaltou a necessidade dos novos gestores de manter a vocação da Universidade. “Devemos caminhar juntos, nos respeitando e sem ter medo de perder espaços para os outros. Temos que nos qualificar ao máximo e possuímos todos os instrumentos para ocupar com qualidade o espaço que nos foi dado pela igreja”, disse D. João.

Ele também ressaltou a missão da PUC-Campinas de dar respostas às perguntas da sociedade, não só as de agora, mas também pensando nas que serão feitas daqui a 10 anos. “Se não oferecermos respostas e luz para essas questões da comunidade, não faremos sentido”, disse. Ele também lembrou das falas do Papa Francisco ao dizer que os jovens não devem ter medo de “se soltarem dos galhos” para poderem voar mais alto, para ressaltar que a Universidade também deve ter essa coragem de mudar.

O Reitor também discursou e falou sobre as mudanças implantadas pela PUC-Campinas e os desafios dos novos empossados. “Nossas propostas agora começam a ganhar corpo, resultado da avaliação de gestão feita nos últimos anos. E vamos implantar essa nova estrutura levando em conta que os estudantes são a razão de ser da PUC, nossos docentes e pesquisadores são os principais protagonistas e, a partir de agora, vamos cobrar não só lealdade, mas também metas e resultados”, disse.

Também houve a posse de novos diretores de cursos. No final da cerimônia, foi realizada uma homenagem à Profa. Dra. Juleusa Maria Theodoro Turra, ex-Diretora do Curso de Turismo, que se aposentou após mais de 40 anos de atividade em diversas áreas na PUC-Campinas.

Marcelo Andriotti
1 de fevereiro de 2023