Em casa, sem preocupação com o horário, de forma otimizada e contabilizando os dados com tranqüilidade: assim podem ser, agora, as práticas de pesquisa de alunos da Faculdade de Engenharia Elétrica PUC-Campinas, já que dispõem de acesso remoto a equipamentos dos laboratórios de Eletrônica e de Meios de Transmissão. A tecnologia foi desenvolvida na própria Universidade, por um grupo de professores pesquisadores.

Ricardo Braga foi um deles. Ele explica que a decisão de desenvolvê-la foi motivada pelo fato de, durante o segundo semestre do ano passado, ser muito comum os pedidos de agendamentos dos dois laboratórios pelos alunos, em horários extras e muitas vezes impróprios, por não conseguirem finalizar seus experimentos durante as aulas.

“Felizmente já podem realizar os experimentos de suas casas ou de qualquer outro lugar onde haja um computador conectado à internet”, informa o professor. Ele destaca, ainda, que os equipamentos estão favorecendo a um maior número de estudantes. “O acesso democratizou-se por intermédio do uso nos momentos em que antes ficavam ociosos”, explica.

A tecnologia
A tecnologia de acesso remoto está proporcionando o acesso a distância dos seguintes equipamentos: osciloscópio eletrônico, gerador de funções, analisador de espectro e fonte laser. Utilizando um sistema de servidor desenvolvido em linguagem C, um sistema de cliente em linguagem Java e com o controle dos equipamentos feito através de uma interface GPIB, pode controlar até 16 equipamentos simultaneamente, permitindo a realização de diversos experimentos.

Ou seja, há possibilidade de ser ampliada para novos equipamentos alocados em algum dos outros 16 laboratórios do Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias (Ceatec), ao qual pertence a Faculdade de Engenharia Elétrica.

Alunos e professores trabalharam em conjunto para desenvolvê-la, até mesmo nos meses de férias. “Fizemos vários testes para aperfeiçoá-la, de modo que quando as aulas começaram tudo já funcionava perfeitamente”, comemora o professor.

O acesso remoto aos equipamentos dos laboratórios de Eletrônica e Meios de Transmissão se dá pela internet, no endereço http://docentes.puc-campinas.edu.br/ceatec/braga/research.htm, clicando em WebLab. Não é necessário uso de senhas e vários alunos podem acessar simultaneamente. O sistema poderá ser acessado apenas por computadores que tenham a última versão da plataforma Java, disponível gratuitamente no site – http://java.sun.com/j2se/downloads/. Os experimentos realizados nos Laboratórios de Meios de Transmissão e de Eletrônica são utilizados nas áreas de comunicações ópticas e comunicações sem fio.

Serviço:
Os cursos de graduação e pós-graduação da PUC-Campinas encontram-se divididos em seis centros, conforme suas áreas de conhecimento afins. O Ceatec abriga Engenharia Elétrica e outras sete faculdades: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Geografia, Matemática e Química. Além dos laboratórios de Eletrônica e Meios de Transmissão, o Ceatec conta com outros 16 laboratórios específicos da área tecnológica. Mais informações sobre os cursos de graduação e pós-graduação da PUC-Campinas podem sem obtidas pelo portal www.puc-campinas.edu.br.

13 de fevereiro de 2006