Na manhã do dia 31 de janeiro de 2010, domingo, ocorreu a missa e a solenidade de posse da equipe da Reitoria (Gestão 2010-2014) da PUC-Campinas. A Missa com Profissão de Fé da nova Reitora, professora Angela de Mendonça Engelbrecht foi realizada, na Catedral Metropolitana de Campinas, pelo Arcebispo Metropolitano de Campinas e Grão-Chancelar da PUC-Campinas e Presidente da Sociedade Campineira de Educação e Instrução (Scei), Dom Bruno Gamberini e pelo então reitor da PUC-Campinas, professor padre Wilson Denadai. A missa também contou com a participação do Cardeal e Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, além da presença autoridades eclesiásticas, da sociedade civil e de toda a comunidade acadêmica.

Em seu pronunciamento durante a Missa Solene, o arcebispo de Campinas, reforçou que o cargo de reitora exigirá muito amor e compreensão. Lembrando a origem do nome e do sobrenome da nova reitora, ele destacou que ambos remetem ‘anjo’ – um símbolo importante da Igreja Católica. “Que você seja esse anjo em nossa sociedade”, desejou Dom Bruno.

O arcebispo de São Paulo destacou a importância sobre o significado de uma Universidade Católica para o desenvolvimento do ensino. “A Universidade sempre foi para a Igreja Católica um espaço para a cultura e comunicação com a sociedade.”, disse Scherer.

Durante seu discurso de posse, a nova reitora agradeceu a pela confiança depositada neste momento e ao longo dos 26 anos trabalhando na PUC-Campinas. “Esta confiança impõe uma análise da responsabilidade em conduzir uma Instituição com princípios e valores”, afirmou a reitora.

Nomeação

O Arcebispo Metropolitano e Grão-Chancelar da PUC-Campinas e Presidente da Sociedade Campineira de Educação e Instrução (Scei), Dom Bruno Gamberini, anunciou no dia 12 de novembro de 2009, o nome a professora doutora Ângela de Mendonça Engelbrecht para reitora durante a gestão 2010-2014.

A professora foi vice-reitora da PUC-Campinas entre 2006 e 2010 e responsável pela Pró-Reitoria de Administração (PROAD) da PUC-Campinas. Ainda em nossa Universidade, atuou como coordenadora da área de Desenvolvimento de Recursos Humanos na Pró-Reitoria de Administração, além da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação e da Comissão de Normas e Assuntos Administrativos. Foi coordenadora de Ingresso Discente (CID) e diretora do Instituto de Informática. É professora do Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologia (CEATEC) da PUC-Campinas desde 1993 Graduou-se em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (USP), em 1979. Concluiu mestrado na mesma área, também na USP, em 1986. Doutorou-se em Engenharia da Computação e Automação Industrial pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 2003. Integra as seguintes linhas de pesquisa da área tecnológica: teste de regressão; manutenção de software; interface humano-computador; usabilidade; linguagens visuais; e tecnologias de apoio ao ensino.

Portal Puc-Campinas
31 de janeiro de 2010