A edição 54 do Jornal da PUC-Campinas está sendo distribuída para as redações dos veículos de comunicação. Até o final do dia de hoje, a edição também pode ser conferida pelo Portal PUC-Campinas – www.puc-campinas.edu.br/imprensa/jornaldapuc.

Veja dos destaques:

O que você faz pelo ensino público?

A crise que assola a educação pública brasileira, como o déficit de professores, a falta de estímulo de muitos deles e a pouca perspectiva dos alunos, nos faz refletir sobre quem seria o responsável pela melhoria da qualidade do ensino oferecido gratuitamente no país. A educação é um dever do Estado e um direito do cidadão. Mas, se falta vontade política para muitos governantes, sobra força de vontade (e criatividade) por parte da sociedade para tornar o ensino público melhor. São pessoas que, voluntariamente, investem seu tempo e seus conhecimentos para oferecer a crianças e jovens a oportunidade de receber um ensino de qualidade. Nesta edição, o Jornal da PUC-Campinas conta três histórias de pessoas que não fecharam os olhos para esse sério problema do Brasil.

PUC-Campinas oferece bolsas para licenciatura
A PUC-Campinas decidiu fazer a sua parte para ajudar a reduzir o déficit de 710 mil professores nos ensinos fundamental e médio no país e anunciou a concessão de bolsas para todos os alunos dos seus dez cursos de licenciatura. As bolsas variam de 10% a 25% e começam a valer a partir de 2008. “Professor é uma das profissões do futuro porque uma nação só se desenvolve se houver investimento em educação”, ressalta o reitor da PUC-Campinas, padre Wilson Denadai. Neste ano de 2007, os cursos de licenciatura têm 2.580 alunos.

Lampejos – A mostra Lampejos homenageia o mestre Cláudio Miller, artista que lecionou na PUC-Campinas de 1979 a 1999 e que morreu no ano passado. O evento reúne desenhos de Miller e obras de outros 29 artistas ex-alunos dos cursos de Educação Artística e Artes Visuais da Universidade.

Alunos de Turismo estagiam na Expoflora
A maior feira de flores e plantas da América Latina, a Expoflora, realizada em Holambra, recebe 41 estagiários da Faculdade de Turismo da PUC-Campinas. O grupo passou por processo seletivo e quase três meses de treinamento, incluindo o período de férias. A 26ª edição da Expoflora vai até o dia 23 de setembro. Os organizadores do evento esperam atrair mais de 300 mil pessoas em 16 dias de exposição. O Jornal da PUC-Campinas vai sortear cinco pares de ingressos para a Expoflora. Participe!

18 de setembro de 2007