Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

No mês do Outubro Rosa, PUC-Campinas lança podcast sobre câncer de mama

Novidade amplia leque de produções da Universidade, que já ultrapassa 100 episódios

A PUC-Campinas lançou nesta sexta-feira mais um episódio do podcast “Olhar Contemporâneo”, sobre câncer de mama. Este é o segundo tipo de câncer mais frequente e o que mais mata mulheres no mundo. Por isso, a importância de se falar sobre o assunto e buscar a prevenção.

No episódio, o professor da Faculdade de Medicina e mastologista no Hospital da PUC-Campinas, Dr. Júlio César Narciso Gomes, e a Enfermeira da Medicina Preventiva da Unimed Campinas, Camila Teixeira Montagner, reforçam a importância do autocuidado, as novas terapias e maneiras de se evitar ou tratar a doença, que se descoberta cedo, tem altos índices de cura. O episódio já pode ser acessado clicando aqui.

Este é mais uma produção da Universidade, que aborda vários temas importantes para a comunidade. Desde a semana passada, está disponível um outro episódio sobre educação financeira para crianças, com especialistas da área. Ele também pode ser acessado por aqui.

A PUC-Campinas amplia a oferta de produções em diversas áreas. Já são mais de 100 episódios distribuídos no portal da Universidade e nas plataformas de podcasts, como Spotify.

Olhar Contemporâneo

O “Olhar Contemporâneo”, primeiro podcast da Universidade, traz à discussão temas importantes do momento do país e do mundo. Ele foi lançado em 2020 e, em mais de 70 episódios, já abordou temas como a pandemia, episódios da história do Brasil, como o 7 de setembro, temas em alta na sociedade, como inovação, impacto das redes sociais em casos criminais, o cenário econômico, e já teve um episódio finalista do Prêmio C6 Bank de Jornalismo: “Educação Financeira no Pós-Pandemia”.

Lado B

A PUC-Campinas, antenada nas mudanças do mercado profissional e alinhada com a busca pela inovação desenvolveu um novo podcast: “Lado B”. A proposta é mostrar o lado inusitado de algumas profissões, ou atividades que fogem um pouco da ideia inicial que se tem ao se escolher um determinado curso. São histórias de profissionais graduados na Universidade, que trazem histórias marcantes, muitas vezes de coragem e inovação.

São mudanças de rumo, vitórias, e, claro, muitas vezes os perrengues que cada um passou até chegar no novo posto. Um biólogo que descobriu na fotografia uma aliada para reunir ótimas histórias e exercer uma profissão pouco convencional; um professor de educação física que se descobriu no montanhismo; um biomédico que escolheu ser perito criminal. Entre outras histórias.

PUCCast Sala dos Professores

A Universidade também dispõe do “PUCCast Sala dos Professores”, realizado pelas professoras Elisabete de Pádua e Olga Archangelo. Nele a conversa é sobre educação, com bate-papos que trazem conhecimentos, estratégias e experiências que podem auxiliar os professores em suas atividades. Os episódios estão disponíveis no Spotify e o público em geral pode acompanhar o conteúdo.



Carlos Giacomeli
21 de outubro de 2022