Para celebrar com a comunidade campineira uma história de 65 anos de desenvolvimento e conquistas, a PUC-Campinas promoverá um concerto especial da Orquestra Sinfônica de Campinas no dia 2 de setembro, às 10h, no Teatro de Arena do Centro de Convivência Cultural (Praça Imprensa Fluminense, s/n – Cambuí).

O espetáculo é gratuito e aberto ao público em geral e será conduzido pelo maestro Carlos Fiorini. A programação musical inclui temas populares e eruditos, entre eles a Valsa das Flores do compositor russo Tchaikovsky, Gonzaguiana – que homenageia o compositor pernambucano Luiz Gonzaga – de Cyro Pereira e a abertura da Ópera O Guarani, de Carlos Gomes. A apresentação ao ar livre contará com a participação de 70 músicos.

O diretor da Orquestra Sinfônica, Arthur Achilles Gonçalves, destacou a importância da participação do grupo musical nas comemorações da PUC-Campinas. “Já faz algum tempo que a Orquestra não se apresenta no Teatro de Arena e o retorno acontece para festejar uma história de tradição em ensino, o que é muito satisfatório. O convite nos honra, pois a PUC-Campinas é uma das principais universidades de nossa região e tem um grande destaque nacional”, diz.

A apresentação da Orquestra Sinfônica de Campinas dá continuidade às festividades dos 65 anos da Universidade, iniciadas no dia 7 de junho, data oficial de sua fundação. Ainda em setembro, uma atividade esportiva na Lagoa do Taquaral movimentará a comunidade de Campinas e da região, aliando o lazer aos cuidados com a saúde.

Modernidade e tradição marcam 65 anos
Inúmeras atividades pontuaram o aniversário da Universidade. No endereço www.puc-campinas.edu.br/65anos cada fase da história da Universidade nessas seis décadas e meia é resgatada com fotos, depoimentos e citações dos acontecimentos que marcaram a construção da primeira instituição de ensino superior do Interior Paulista.

No dia 7 de junho, que remete à mesma data em que a Universidade foi fundada, em 1941, foram realizadas três missas simultâneas em cada um dos campi da Universidade. No mesmo dia, ainda ocorreu uma sessão solene no Auditório Monsenhor Salim, no Campus II, na qual alunos, funcionários e professores que contribuíram para o desenvolvimento da PUC-Campinas foram homenageados juntamente com o ex-reitor da Instituição, padre José Benedito de Almeida David, que recebeu o título Doutor Scientiae et Honoris Causa.

Serviço
A apresentação da Orquestra Sinfônica de Campinas em comemoração aos 65 anos da PUC-Campinas ocorrerá no dia 2 de setembro (sábado), às 10h, no Teatro de Arena do Centro de Convivência Cultural. O evento é gratuito e aberto ao público. Informações sobre as comemorações dos 65 anos da PUC-Campinas estão no portal www.puc-campinas.edu.br.

23 de agosto de 2006