No ano de 2016 a PUC-Campinas completará 75 anos. Para comemorar a data, o Museu Universitário providenciará exposições que narrem a história da Instituição. Com a intenção de realizar a produção museológica, o Museu Universitário promove uma campanha de doação de documentos, peças e fotografias que representem a história e a memória da Universidade.

Os interessados em contribuir podem entrar em contato pelo e-mail museu@puc-campinas.edu.br ou pelos telefones (19) 3735-5855/ (19) 3735-5891/ (19) 3735-5898.

Estima-se que o Museu Universitário da PUC-Campinas abrigue cerca de 15000 itens, entre peças museológicas e documentos históricos, livros e outras categorias. O Acervo Museológico é composto por cerca de 10000 peças, divididos em cinco coleções temáticas.

Já o Acervo Documental ainda encontra-se em fase de organização, motivo pelo qual ainda não é possível afirmar com precisão quantos itens nele se encontram. Estima-se que existam cerca de 5.000 itens, entre documentos manuscritos ou datilografados, fotografias, negativos, jornais, livros, discos de vinil, fitas VHS, fitas K7, CDs, DVDs, periódicos, mapas, entre outros tipos de suporte. Este acervo passou a ser organizado a partir de 2011, com a implementação do Centro Documental (CEDOC) no Campus Central.

Atualmente o Museu Universitário funciona no Campus Central da PUC-Campinas, mais precisamente no prédio histórico anexo ao Solar do Barão de Itapura, localizado na Rua Marechal Deodoro, n° 1099, no Centro de Campinas/SP.

3 de agosto de 2015