Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno
  • Peça: Televisão
  • Proveniência: PUC-Campinas / Museu Universitário
  • Período aproximado da fabricação da peça: 1990

O aparelho de TV é uma invenção do início do século XX, surgido dos estudos de John L. Baird que criou o primeiro protótipo. O russo Wladimir Zworykin foi o responsável por criar o primeiro tubo, orticon, que passou a ser produzido em massa na década d e1940. Com imagens de baixíssima resolução as primeiras transmissões foram realizadas na Alemanha, e depois nos EUA, Inglaterra e União Soviética.

No Brasil, os primeiros aparelhos foram importados por Assis Chateaubriand, quando da fundação de seu canal TV Tupi em 1950, a primeira rede de transmissão televisiva do país. Ele disponibilizou cerca de 200 aparelhos para amigos e lojas, para que um público considerável tivesse acesso às primeiras transmissões do canal.

Mediante o grande sucesso que teve, a Sociedade Eletromercantil Paulista (SEMP) montou no ano seguinte o primeiro aparelho de tv brasileiro, sendo tubo com transmissão em preto e branco. As imagens em cores chegaram por aqui ainda em 1962 pela TV Excelsior, mas devido ao alto custo dos aparelhos em cores, importados, não se perpetuou até 1972, quando foram fabricados os primeiros aparelhos em cores brasileiros, também da SEMP, e ocorreu a primeira transmissão colorida oficial.

Ao longo das décadas seguintes os aparelhos de tv foram aprimorados, com novidades tecnológicas que  afetaram definitivamente o cotidiano das pessoas, especialmente no Brasil. A experiência do controle remoto trouxe comodidade, as resoluções cada vez melhores proporcionaram um contato com outros mundos, a possibilidade de ver novelas, filmes, entre outras programas de entretenimento, em casa desbancou a experiência das pessoas em relação aos cinemas, teatros e mesmo ao rádio. Se por um lado este tipo de mídia de entretenimento aumentou o acesso à indústria cultural, por outro tornou-se um instrumento de dominação sobre a vida das pessoas, em relação ao seu modo de viver e pensar, no entendimento de alguns críticos.

Os aparelhos de tv evoluíram tornando esta experiência cada vez mais eloquente. Os primeiros aparelhos eram monitores de CRT (cathode ray tube), que foi produzido até a década de 1990, quando surgiram os primeiros monitores de LCD (liquid crystal display), mais leve e com melhor resolução. A partir de então, para melhorar a resolução das imagens foram desenvolvidos outros aparelhos: de plasma, com resolução superior, mas com consumo energia alto e vida útil baixa; de LED (Light Emitting Diode), com altíssima resolução (HD, Full HD e Ultra HD), com mais qualidade de som (surround), e com formato maior e mais fino.

Referência Texto