Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Santos Alberto Santos Dumont nasceu em 1873, no dia 20 de julho no sitio Cabango, que se tornaria o município de Palmira em Minas Gerais (Hoje o município recebeu o nome “Santos Dumont” em sua homenagem). Ainda pequeno, Dumont se mudou com a família para o Rio de Janeiro e mais tarde seu pai compra uma fazenda próxima de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Dumont ficou impressionado com as obras de Julio Verne e nessa fazenda seu pai percebeu o interesse do filho pelas máquinas, sendo, por isso, incentivado a estudar física, mecânica, eletricidade e química. Com 18 anos, em 1891,  Alberto vai para França continuar seus estudos e alcançar seu sonho de voar.

Dumont realizou sua primeira experiência com balões em 1897, introduzindo diversas modificações que melhoraram sua estabilidade, batizando o balão com o nome de “Brasil”, pilotando pela primeira vez, em 1898, no Jardim da Aclimação em Paris, Dumont conseguiu demostrar a dirigibilidade dos balões. Em 1901 com o dirigível Brasil nº 6 contornou a Torre Eiffel e voltou para o ponto de sua partida em menos de uma hora, por conta disso ganhou o prêmio Deutsch de la Meurthe em Paris.

Em 12 de novembro de 1906, Dumont desenvolveu e experimentou o avião 14-Bis, voando em Paris a seis metros de distância do chão ao logo de 220 metros. Por esta façanha ganhou a Taça Archdeacom e o prêmio do Aeroclube da França. Dumont realizou mais tarde outras experiências com seus inventos, sendo seu último vôo em 1909. A Saúde de Dumont começou a declinar e ao ver que seu invento começa a ser usado para fins bélicos entra em depressão.

Volta para o Brasil em 1931 e passa a residir em uma pequena casa em Petrópolis, Rio de Janeiro, mas logo em 1932 inicia a Revolução Constitucionalista e os aviões começam a ser utilizados para ataques. É possível que ao saber desses fatos, Dumont tenha piorado seu estado de depressão e por conta disso teria cometido suicídio aos 59 anos.

Referência Texto / Referência Imagem