Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno
Vestibular Inverno

Santos Alberto Santos Dumont nasceu em 1873, no dia 20 de julho no sitio Cabango, que se tornaria o município de Palmira em Minas Gerais (Hoje o município recebeu o nome “Santos Dumont” em sua homenagem). Ainda pequeno, Dumont se mudou com a família para o Rio de Janeiro e mais tarde seu pai compra uma fazenda próxima de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Dumont ficou impressionado com as obras de Julio Verne e nessa fazenda seu pai percebeu o interesse do filho pelas máquinas, sendo, por isso, incentivado a estudar física, mecânica, eletricidade e química. Com 18 anos, em 1891,  Alberto vai para França continuar seus estudos e alcançar seu sonho de voar.

Dumont realizou sua primeira experiência com balões em 1897, introduzindo diversas modificações que melhoraram sua estabilidade, batizando o balão com o nome de “Brasil”, pilotando pela primeira vez, em 1898, no Jardim da Aclimação em Paris, Dumont conseguiu demostrar a dirigibilidade dos balões. Em 1901 com o dirigível Brasil nº 6 contornou a Torre Eiffel e voltou para o ponto de sua partida em menos de uma hora, por conta disso ganhou o prêmio Deutsch de la Meurthe em Paris.

Em 12 de novembro de 1906, Dumont desenvolveu e experimentou o avião 14-Bis, voando em Paris a seis metros de distância do chão ao logo de 220 metros. Por esta façanha ganhou a Taça Archdeacom e o prêmio do Aeroclube da França. Dumont realizou mais tarde outras experiências com seus inventos, sendo seu último vôo em 1909. A Saúde de Dumont começou a declinar e ao ver que seu invento começa a ser usado para fins bélicos entra em depressão.

Volta para o Brasil em 1931 e passa a residir em uma pequena casa em Petrópolis, Rio de Janeiro, mas logo em 1932 inicia a Revolução Constitucionalista e os aviões começam a ser utilizados para ataques. É possível que ao saber desses fatos, Dumont tenha piorado seu estado de depressão e por conta disso teria cometido suicídio aos 59 anos.

Referência Texto / Referência Imagem