Matrix é um filme estadunidense e australiano de 1999, seu roteiro foi escrito e dirigido por Lilly Wachowski e Lana Wachowski. O filme é ambientado em um futuro supostamente próximo e conta a história de Thomas Anderson, um programador de computadores que é constantemente atormentado por pesadelos em que ele se vê conectado por cabos em um grande sistema de computadores do futuro, na medida em que esses sonhos se repetem ele começa a ter dúvidas em relação a realidade. Anderson então começa a ter encontros com os misteriosos Morpheus e Trinity e acaba descobrindo por meio deles, que ele assim como a humanidade é vítima da Matrix, um sistema inteligente que manipula a mente das pessoas, criado a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos de toda a humanidade para produzir energia. Morpheus acredita que Thomas Anderson seria o Neo, uma espécie de messias capaz de destruir o sistema e libertar a humanidade do julgo da Matrix, levando a todos a liberdade plena.

Matrix, essa maquina inteligente que escraviza a humanidade explorando a energia vital dos homens como combustível, é nada mais do que uma ilustração do processo de  exploração da mais-valia, a humanidade é reduzida  simplesmente a uma fonte de trabalho abstrato (gasto de força humana, sem atribuição concreta), e só servimos enquanto produzimos essa base de valor para a exploração de mais-valia. Quando alguém desperta de seu estado de alienação e portanto deixa de ser explorado, a Matrix que possui o monopólio do uso da violência legitimo como o Estado, tenta por meio de seus agentes eliminar qualquer um que tente acabar com seu processo de exploração, pois sua existência depende da reprodução constante de todo este sistema.

Referência Texto / Referência Imagem