• Peça: Máquina de escrever Olivetti-Tropical
  • Proveniência: Campus Central (PUC-Campinas)
  • Período aproximado da fabricação da peça: Década de 1980

A primeira patente de máquina de escrever foi concedida a Henry Mill em 1714, ele tinha a pretensão de uma engenhoca mecânica capaz de imprimir letras em suportes, uma ideia que não saltou do papel. Em 1867 Christopher Latham Sholes cria a primeira máquina com porta-tipos e acionados por hastes ligadas a arames a partir da leitura sobre uma outra máquina que marcava números em páginas de livros. Em 1868 esse teclado foi aperfeiçoado permitindo uma escrita mais rápida, e em 1872 a patente foi vendida a James Densmore, responsável por levar a ideia de produção em larga escala para a Remington, uma fábrica de armas. A proposta foi aceita por Philo Remington, que precisava de uma alternativa para a queda da produção de armas. Sholes se junta à Densmore e Remington para aperfeiçoar a máquina.

Em 1876, a máquina foi apresentada ao público em geral na Exposição de Universal na Filadélfia. Remington distribui uma centena de máquinas para que as empresas experimentassem a invenção e o sucesso foi irremediável, sendo estendido às pessoas físicas. A máquina, porém, trazia algumas insatisfações, a mais expressiva era a sensação de estar costurando, o que aborrecia muitos homens, que eram a maioria dos funcionários das empresas. Essa resistência foi consequente para o surgimento das secretárias, muitas mulheres estavam dispostas a encarar a máquina de escrever com mais de cinquenta teclas tal como encaravam as máquinas de costura, sendo significativo para a emancipação feminina o domínio sobre a datilografia.

A máquina com motor elétrico foi criada em 1914 por James Field Smathers, sendo produzida em série. A máquina foi essencial para a comunicação no século XX, um período de aumento de informações que precisavam ser transmitidas ao mundo. Só muitos anos depois, na década de 1960, aparecem os primeiros modelos de máquina de escrever eletrônica.

Referência Texto