Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Eric Arthur Blair nasceu em 1903 na cidade de Motihari, na Índia, que ainda estava sob o domínio dos ingleses. Eric chegou a cursar a Academia de Eton, estando no caminho para seguir a mesma carreira de seu pai que era um oficial da marinha britânica, mas acabou abandonando os estudos em 1922, aos 18 anos, para servir na Polícia Imperial Indiana. Esse período na vida de Erik fez com que ele tivesse aversão a qualquer tipo de totalitarismo, por conta disso acabou desertando da Polícia Imperial em 1927, voltando para a Inglaterra onde abandou o seu antigo modelo de vida aristocrática, que o levou, inclusive, a mudar seu nome para George Orwell.

George Orwell quando escrevia uma obra literária, não a idealizava como uma obra de arte, mas sim como uma denúncia. Foi a partir dessa ideia que escreveu “O Vil Metal” em 1936, mesmo ano que iniciou a Guerra Civil Espanhola. Orwell comovido com a situação decide se unir a um grupo antifascista em Barcelona.

De volta para a Inglaterra escreveu, em 1939, suas experiências da Guerra Civil “Uma Homenagem à Catalunha”. Descontente com os rumos que o comunismo na União Soviética estava levando, chegando a dizer que a Revolução de 1917 havia sido traída pelo atual regime, começou a escrever uma serie de resenhas políticas sobre esse assunto e, em 1945, publicou “A Revolução dos Bichos”, denunciando o totalitarismo soviético.

Em 1949 Orwell publica sua última obra “1984”, contando a história de um mundo distópico onde o futuro é dominado por um regime totalitário. Em 1950 George Orwell falece por conta da tuberculose.

Referência Texto / Referência Imagem