• Peça: Data Cartdrige (Fita magnética) 3m DC600A. Capacidade 60 MB.
  • Proveniência: Acervo pessoal do professor Cristiano Roque Roland Portella (PUC-Campinas)
  • Período aproximado da fabricação da peça: 1983

A fita magnética trata-se de um plástico superfino e maleável revestido de material magnetizável em um invólucro que pode ser uma bobina, um cartucho ou um cassete. É uma tecnologia considerada antiga, mas que continua sendo usada, sobretudo por ser um meio de com grande capacidade de armazenamento de dados de baixo custo. A única desvantagem é que a leitura dos dados pode ser um processo mais demorado, pois eles estão em sequência e para que você possa acessar uma informação específica é preciso avançar a fita até onde ela foi fixada.

Esse tipo de armazenamento, conhecido por DAT (digital áudio tape), um compacto desse sistema, geralmente é utilizado por organizações empresariais para guardar grande volume de dados que não são acessados com frequência, podemos dizer que é uma espécie de arquivo permanente digital utilizado para fazer backup de arquivos pouco cessados, mas que não podem ser descartados.

Referência Texto