Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

img201604172325358433542

Imagem: Sessão da Câmara dos Deputados em impeachment de Dilma Rousseff

Disponível em: Câmara

Fatos Históricos – Década de 2010

         O início da década de 2010 ficou marcado por uma grande crise econômica mundial e pelo processo migratório na Europa, que se expandiu em 2015, com milhares de refugiados vindos do Oriente Médio e da África.

         Outro fato em destaque foi a “Primavera Árabe”, movimento que começou no Norte da África, onde diversos governantes foram depostos por meio de forças populares, fato que trouxe também a desestabilização de outras regiões, como a Líbia.

         No Oriente médio também emergiu o autoproclamado Estado Islâmico do Iraque e do Levante, uma organização de fundamentalistas islâmicos sunitas de orientação Wahhabita, tendo por objetivo original estabelecer um califado nas regiões de maioria sunita do Iraque.

         2013 foi marcado pela renúncia do Papa Bento XVI, sendo sucedido pelo Arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa Latino Americano e Jesuíta da história, adotando o nome de Francisco.

         No Brasil, o ano destacou-se pelos protestos contra o aumento da tarifa dos transportes públicos em São Paulo, que acabou servindo de motivação para uma série de outros protestos em todas as grandes cidades do país, com as mais variadas demandas sociais e políticas. No segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff, o país passou por uma grande recessão e por acusações de crimes de responsabilidade, fato que acabou por resultar no impeachment da presidenta, assumindo o cargo, o então vice-presidente Michel Temer em 2016.

Referências Bibliográficas
http://novohamburgo.org/site/noticias/especial/2010/12/29/retrospectiva-2010-hora-de-relembrar-fatos-marcantes/
https://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_2010
http://www.ebc.com.br/noticias/internacional/2013/03/o-argentino-jorge-mario-bergoglio-e-o-primeiro-latino-americano