Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

caras pintadas

Imagem: Caras pintadas no impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello

Disponível em: El País

Fatos Históricos – Década de 1990

            A década de 1990 inicia-se com o colapso da União Soviética, consequentemente o capitalismo. Foi nesse contexto em que o Filósofo e Economista Francis Fukuyama publicou o livro “O fim da história e o último homem” em 1992, defendendo a tese de que o colapso do socialismo real seria o “fim da história”, afirmando que a busca por modelos modernos para a sociedade havia chegado ao fim, sendo a democracia e economia de mercado a alternativa.

            A década de 1990 também ficou marcada por diversos conflitos, como a Guerra do Golfo Pérsico, Guerra da Bósnia, Batalha de Mogadíscio, o genocídio em Ruanda por conta de conflitos étnicos, e em 1999 tem inicio a Guerra do Kosovo no leste europeu.

            O início da década no Brasil ficou marcado com o movimento dos “caras-pintadas”, composto majoritariamente por jovens que saíram às ruas com os rostos pintados para protestar as denúncias de corrupção do governo de Fernando Collor de Mello, que tinha sido eleito de forma direta depois de 29 anos de eleições indiretas.

            Já em 1992 o Congresso nacional aprova o impeachment do presidente Fernando Collor, assume o cargo o vice-presidente Itamar Franco. Em 1993 é realizado um plesbicito no Brasil sobre o sistema de governo; sendo decidido por voto popular o republicanismo presidencialista, na época ouve um movimento pelo retorno do regime monárquico, mas obteve apenas 10,2 por cento dos votos. Outro marco importante da década para o Brasil foi o Plano Real, que teve inicio em 1994, criado com o objetivo de diminuir e controlar a inflação no Brasil, sendo realizado durante o governo de Itamar Franco e elaborado pelo então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, que no próximo ano seria eleito Presidente da República.

Referências Textuais:

http://exame.abril.com.br/revista-exame/a-historia-venceu/

http://www.suapesquisa.com/musicacultura/anos_90.htm

http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/plano_real.htm

https://descomplica.com.br/blog/geografia/10-acontecimentos-marcantes-dos-anos-90-que-voce-tem-que-saber-para-o-vestibular/

http://www.infoescola.com/historia/guerra-do-golfo/

http://www.infoescola.com/historia/economia-brasileira-nos-anos-90/

http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/caras-pintadas/

http://econoleigo.com/o-que-foi-plano-collor-confisco-das-poupancas/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Plebiscito_sobre_a_forma_de_governo_do_Brasil_(1993)#Resultados